Palestra do Novembro Azul inspira homens a cuidar da saúde

A experiência de mais de 25 anos do urologista e coordenador do Serviço de Urologia do Hospital de Paulínia, João Cardoso Alonso, foi base para a palestra do Novembro Azul, nesta terça-feira (26/11), na Câmara de Paulínia.

Mestre e doutor em Ciências da Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas, ele abordou duas das principais doenças que mais afetam os homens na urologia: a hiperplasia prostática benigna e o câncer de próstata.

A principal diferença entre elas é que a hiperplasia (aumento do volume) é uma doença benigna, enquanto o câncer é maligno. Apesar disso, cada uma exige diagnóstico e acompanhamento adequados, disse o médico. João Alonso desmistificou o exame que ainda causa temor em muitos homens: o toque retal. Ele disse que esse exame físico é o mais eficiente para avaliar a próstata em vários aspectos.

O urologista explicou como é composto o aparelho urinário que envolve a próstata, como o funcionamento muda com o passar dos anos e o que precisa ser feito para evitar as consequências das doenças. Se o paciente for diagnosticado cedo, pode ser curado e conseguir uma boa qualidade de vida.

A plateia, atenta e questionadora, fez perguntas sobre tipos de tratamento, sintomas e a hereditariedade da doença, já que pais e avós portadores podem levar filhos e netos a também enfrentaram o problema.

O Novembro Azul, promovido pela Presidência da Câmara, busca compartilhar conhecimento a funcionários públicos e população, no mês dedicado ao combate contra o câncer de próstata. A ideia é espalhar a mensagem da necessidade de se cuidar, como frisou o doutor João. Quem esteve lá sabe que o recado foi direto ao coração: a saúde do homem não pode ser negligenciada.

Share this post


Pular para o conteúdo