Parlamento Metropolitano discute políticas públicas para a região da RMC

O Parlamento Metropolitano de Campinas tratou do projeto regional do Parlamento Jovem da RMC, deliberou sobre filiação e contribuição associativa, definiu as equipes de trabalho das Comissões Temáticas e discutiu a implementação de políticas públicas para mulheres, igualdade de gêneros e combate à discriminação e violência, durante a 3ª Reunião Ordinária e Assembleia Geral do Parlamento sexta-feira (7/6), na Câmara Municipal de Vinhedo.

Os trabalhos contaram com a presença do presidente da Câmara de Vinhedo, vereador Edu Gelmi; do presidente do Parlamento Metropolitano e da Câmara de Indaiatuba, Hélio Ribeiro; do prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz; do 2º vice-presidente do Parlamento e presidente da Câmara de Santa Bárbara D’Oeste, Felipe Sanches; do 1º secretário do Parlamento e presidente da Câmara de Holambra, Janderson Ribeiro e da vereadora vinhedense Flávia Bitar.

“Hoje nós teremos uma reunião diferente, dividida em três momentos: a reunião da assembleia, a reunião ordinária e a palestra sobre Políticas Públicas em Defesa da Mulher”, explicou o presidente do Parlamento, Hélio Ribeiro, ao abrir a reunião e disse que as Comissões Temáticas serão compostas por três membros: coordenador, coordenador-adjunto e secretário. No encontro, foi definido que a Comissão de Proteção à Mulher será formada por Flávia Bitar como coordenadora e pela vereadora de Itatiba, Deborah Oliveira, como coordenadora-adjunta. A secretária ainda será definida.

O presidente da Câmara de Paulínia, o vereador Zé Coco (PV), membro do Conselho Fiscal do Parlamento para o biênio 2019/2020, participou da reunião e destacou que: “as ações conjuntas auxiliam no desenvolvimento das políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população. O trabalho segue e vamos nos dedicar dia a dia, deixando o mandato à disposição para melhorar a vida das pessoas. A nossa função é ouviu as demandas e apontar alguns caminhos para resolver cada questão apresentada”, concluiu o parlamentar.

Palestra

Bárbara Machado Franceschetti, advogada e presidente da Comissão de Cultura e Eventos da OAB Vinhedo/Louveira

A advogada Bárbara Machado Franceschetti, presidente da Comissão de Cultura e Eventos da OAB Vinhedo/Louveira, palestrou sobre o tema Políticas de Prevenção à Violência Doméstica com Base na Educação.

“O Brasil é o 5º país do mundo em registros de casos de violência contra a mulher e, embora as mulheres correspondam a 52% do eleitorado, apenas 16% dos cargos eletivos são ocupados por elas. Esses dados são importantes para entender a desigualdade de gênero. A violência pode se dar na forma física, moral e até patrimonial. Essa violência traz consequências físicas e psicológicas não só à vítima, mas a toda família, em especial aos filhos”, enfatizou Bárbara.

A advogada ainda completou: “isso deve ser combatido por políticas públicas, facilitando os meios de acesso da vítima aos canais de denúncia, de amparo. A Procuradoria da Mulher já existe em alguns municípios, e recentemente foi implantando em Vinhedo. Esse é um canal que as Câmaras poderão encaminhar denúncias, ajudar no atendimento às vítimas e promover estudos e desenvolvimentos de políticas públicas para combate à violência contra a mulher”.

Municípios – O Parlamento é formado por 20 Municípios e os encontros são mensais. A cada mês, um Município diferente sedia a reunião ordinária, em que são convidados toda a diretoria, presidentes de Câmara e vereadores de toda Região Metropolitana de Campinas. Os encontros, presididos sempre por Hélio Ribeiro, também têm recebido prefeitos e deputados da região.

A Reunião contou com a presença do público e foi transmitida pelo TV Câmara e canais de comunicação da Câmara de Vinhedo.

Ademir Inácio (MTB nº 28.228/SP)
Assessoria de Imprensa PLN e Comunicação Institucional CMV
Imagens: Câmara de Paulínia