Parlamento da RMC pede melhorias em sistema estadual que gerencia vagas na saúde
Vereadores que representam 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas assinaram pedido conjunto para o governo de São Paulo implantar uma central regional do sistema Cross, ferramenta criada para reunir e gerenciar a oferta de vagas na rede de saúde.
O sistema consolida dados sobre as unidades do Estado e, entre outras medidas, direciona pacientes que precisam de atendimento de média e alta complexidade: quando a notificação chega ao Cross, uma equipe avalia a pertinência do caso, a gravidade, os recursos necessários e em qual local poderá ocorrer o atendimento. A ideia agora é conseguir central regionalizada na RMC para tornar o processo mais eficiente, após críticas ao andamento do serviço.
A moção de apelo foi assinada durante encontro do Parlamento da RMC, na sexta-feira (10/5), em Santa Bárbara D’Oeste. O evento contou com a presença de dois representantes do Legislativo de Paulínia: o presidente da Câmara, Zé Coco (PV), membro do Conselho Fiscal da entidade, e a vereadora Fábia Ramalho (PMN).
A reunião começou com palestra da médica pneumologista Mirella Povinelli, diretoria técnica do Departamento Regional de Saúde de Campinas, que relatou como funciona o sistema Cross e respondeu perguntas dos participantes.
Em seguida foram definidos nomes para compor comissões do Parlamento da RMC. Representando Paulínia, Zé Coco integrará a Comissão de Proteção Animal e Meio Ambiente, enquanto Fábia Ramalho terá cadeira na Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e foi indicada para a Comissão dos Direitos da Mulher. Os membros deverão se reunir mensalmente para discutir pontos em comum entre as cidades da região.
O Parlamento Metropolitano é uma associação envolvendo as 20 Câmaras Municipais da RMC, para formular parcerias, discutir problemas comuns e encontrar soluções em conjunto.
Texto: Felipe Luchete (MTB nº 56.928/SP)
Assessoria de Imprensa
imprensa@camarapaulinia.sp.gov.br
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia