Paulínia tem novas leis sobre ambiente e sustentabilidade

Entraram em vigor duas novas leis municipais envolvendo o tema da sustentabilidade, apresentadas por vereadores e já sancionadas pelo prefeito.

Uma delas, de autoria do vereador Pedro Bernarde (DC), é o programa permanente de incentivo à implantação de práticas ESG – Environmental, Social and Governance.

A iniciativa busca estimular que empresas localizadas na cidade adotem ações positivas, que contribuam com o planeta, a sociedade e a própria corporação. Medidas que reduzam impactos ambientais, promovam o desenvolvimento social e melhorem a transparência e a responsabilidade na gestão empresarial.

A lei prevê até prêmio para quem adotar esse tipo de prática (veja quadro).

Outra norma, de Alex Eduardo (PRTB), estabelece diretrizes para elaborar o Plano Municipal de Adaptação à Mudança Climática de Paulínia. O objetivo é implementar iniciativas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas ambiental, social e econômico, priorizando áreas de segurança alimentar, nutricional, hídrica e energética.

Esse planejamento mostra-se relevante com os efeitos atuais das mudanças do clima. Algumas dessas diretrizes são: metodologia de identificação de impactos, gestão do risco climático, análise da vulnerabilidade e cooperação intermunicipal.

Texto: Lizandra Lima (Estagiária)