Bolsa Cultural para incentivar artistas de Paulínia é proposta de Pedro Bernarde
O vereador Pedro Bernarde (DC) sugere “Bolsa Cultural” para apoiar artistas locais em início de carreira ou em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de fortalecer a cena cultural da cidade e impulsionar a economia criativa.
De acordo com ele, a bolsa proporcionaria recursos financeiros para que os artistas possam se dedicar plenamente às suas práticas. Como também permitir que participem de competições e festivais, cobrindo custos com inscrições, deslocamentos e outros gastos, representando Paulínia em eventos culturais importantes.
Pedro solicita implantar Ensino de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA) na rede municipal de ensino: oportunidade para pessoas que não concluíram seus estudos na idade adequada retomem os estudos e, ao mesmo tempo, recebam qualificação profissional.
O vereador defende que a introdução do EJA ampliará as chances de empregabilidade e independência financeira dos estudantes, para o mercado de trabalho. A proposta também visa garantir que o EJA Profissionalizante seja acessível a todos, incluindo pessoas com deficiência, oferecendo uma formação adaptada.
Outras propostas incluem serviço de apoio psicológico e aconselhamento focado em saúde mental masculina; programa de apoio psicológico, social e nutricional para pacientes em tratamento de câncer de mama e criar uma aba exclusiva do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) no site oficial da Prefeitura.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 4 – Educação de Qualidade. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Imagem: Prefeitura de Timbó
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)