Pedro Bernarde sugere curso de inglês e intercâmbio para alunos e professores

O vereador Pedro Bernarde (DC) propõe o programa “Paulínia no Mundo”, para oferecer ensino de inglês gratuito e intercâmbio internacional a estudantes da rede municipal e professores licenciados em Letras.

O objetivo é promover o enriquecimento curricular e imersão cultural, para desenvolver o futuro pessoal e profissional dos participantes, oferecendo oportunidades educacionais e valorizando profissionais da Educação.

Pedro apresenta a indicação com um modelo de projeto de lei, detalhando a forma de processo seletivo e critérios de participação, como idade e obrigação de que o estudante seja de escola pública.

A participação seria de livre escolha e contaria com as aulas presenciais (excepcionalmente, com aulas remotas), nos contraturnos escolares ou em outros horários a serem definidos pela Secretaria de Educação.

Para o aluno realizar o intercâmbio, seria concedida uma bolsa para instalação no país de destino e mais uma bolsa para cada mês de permanência para despesas pessoais. Ao professor seria concedida ajuda de custo.

Outras ideias elaboradas pelo vereador envolvem lâmpadas de LED no interior do poliesportivo Ettore Di Blásio; calçamento próximo da escola Yolanda Tiziani Pazetti, no bairro Jardim Flamboyant; calçada ao longo da rua Antônio Santos Silva, próxima ao campo de futebol, no bairro Balneário Tropical e redutores de velocidade na avenida Anita de Moraes Salles Cortes, bairro Bom Retiro.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 4 – Educação de Qualidade. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Governo de São Paulo

Texto: Lizandra Lima (Estagiária)