Posto de saúde deve divulgar lista de remédios disponíveis, sugere Danilo Barros

O vereador Danilo Barros (PR) propôs que o governo municipal divulgue nos postos de saúde uma planilha com relação de todos os medicamentos disponíveis em cada unidade, com atualização frequente conforme as entradas e saídas dos remédios. A iniciativa, para ele, evitaria possíveis constrangimentos e principalmente desinformação sobre as farmácias das UBSs da cidade.

“Inúmeros munícipes que nos procuram questionam uma previsão de quando este ou aquele medicamento irá ser disponibilizado. Sabemos que doença não espera, e que tratamentos de doenças crônicas não podem ser interrompidos”, justifica o vereador na Indicação 279/2019.

“O acesso a medicamentos que constam na lista do SUS é um direito de todo cidadão e a falta deles deixa muitos sem acesso e outros fazem verdadeiros sacrifícios dentro do orçamento familiar para não interromper o tratamento ou mesmo começá-lo”, complementa.

A sugestão foi apresentada na 5ª Sessão Ordinária, nesta terça-feira (26/3). Danilo Barros também assinou indicação para a Prefeitura estudar um sistema que controle e fiscalize melhor a validação dos comprovantes de moradia apresentados para a efetivação do cadastro nas unidades básicas de saúde.

Segundo ele, no modelo atual acontecem casos de moradores de outras cidades que apresentam informações falsas para usar o serviço em Paulínia. O vereador pede ainda para o governo municipal instalar uma lombofaixa na avenida dos Expedicionários (em frente a uma academia no bairro Jardim Vista Alegre).

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete (MTB nº 56.928/SP)
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia