1ª Sessão de 2020 debate fogos de artifício e preferência a pessoas com fibromialgia

A Câmara de Paulínia promove nesta terça-feira (28/1), a partir das 18h30, a primeira Sessão Ordinária do ano, encerrando o recesso legislativo. A pauta tem seis projetos de lei e relatório final de uma comissão especial, criada no ano passado, para apurar responsabilidades pela morte de uma bebê recém-nascida no Hospital Municipal.

Os vereadores vão discutir proposta de proibir fogos de artifício com barulho. O texto foi sugerido pela Prefeitura e fixa multa no valor de R$ 1.000 a quem manusear, usar, queimar e soltar fogos e quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro.

Segundo a Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, a medida é importante porque a frequência dos fogos de artifício pode prejudicar seriamente os animais e afetar inclusive seres humanos, como pacientes epiléticos, idosos e autistas.

Outro projeto busca garantir atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia (síndrome que gera dor generalizada em articulações, entre outros problemas clínicos). A autora, vereadora Fábia Ramalho (PMN), quer obrigar atendimento preferencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos. A Secretaria de Saúde ficaria responsável por fornecer cartão gratuito a quem tiver diagnóstico médico comprovando deficiência ou mobilidade reduzida causada pela doença.

A sessão também terá 64 Indicações de vereadores (sugestões à Prefeitura) e votará 42 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações) e uma Moção (congratulações à Missão Santa Teresa de Calcutá, por ter organizado jantar de Natal à população em condições de rua).

Haverá transmissão ao vivo no site da Câmara, no perfil institucional do Facebook e também no canal do Legislativo no YouTube.

[av_font_icon icon=’ue801′ font=’cmp’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ animation=” color=” id=” custom_class=” av_uid=’av-pac0bx’ admin_preview_bg=”][/av_font_icon]

MAIS DETALHES
Veja a pauta completa.

[av_toggle title=’CONSULTE O RESUMO DA PAUTA’ tags=” custom_id=” av_uid=’av-8ux0e’]