Professor Nota 10 de Paulínia é homenageado pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Paulínia homenageou, durante a 14ª sessão ordinária (6/8), o professor de Educação Física, Luiz Gustavo Bonatto Rufino, da Rede Municipal de Ensino de Paulínia, um dos 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10 – 2019, da Fundação Victor Civita. Ele foi selecionado entre 4.876 inscritos. Dia 30 de setembro, Luiz Gustavo é um dos finalistas, como Educador do Ano, no Teatro Municipal de São Paulo.

Vereador Zé Coco (PV)

A sessão, presidida pelo vereador José Carlos Coco da Silva (PV), o Zé Coco, contou com a presença de familiares, amigos, professores, colegas de trabalho, autoridades e comunidades. No discurso de saudação, Zé Coco falou sobre a trajetória de vida do homenageado, enumerando as diversas atividades desenvolvidas pelo professor ao longo de sua vida. Ressaltou sua dedicação à educação e a importância desta para a construção social da cidadania.

Zé Coco também pontuou o quanto é importante para toda uma vida a presença do professor, que nos acompanha, graças aos conhecimentos repassados. “Nada mais justo a homenagem. Agradecemos ao professor Luiz Gustavo por repartir seus conhecimentos, colocando nas mãos de nossos alunos ferramentas com as quais abrem novos horizontes, rumo à satisfação plena de seus ideais humanos e profissionais. O nosso muito obrigado”, além de também considerar a relevância de Paulínia perante os índices na educação.

Luiz Gustavo incomodado com a forma como as crianças têm se relacionado com a autoimagem, resolveu agir, em 2018, implantou um projeto para alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Odete Emídio de Souza, no bairro São José para que eles mudassem suas visões do corpo por meio de experiências significativas na Educação Física. Por fim, as crianças escreveram sobre o tema “O que pode o corpo?”, refletindo sobre as aulas e a imagem de si mesmos e dos outros.

Dividiu o trabalho em três eixos: “Eu, meu corpo e minha história”, em que explorou as possibilidades físicas de cada um em práticas de atletismo, ginástica e circo; “O outro e seu corpo”, com atividades como o delineamento do contorno dos colegas e o uso de pernas de pau em duplas e o “O corpo, suas potencialidades e limitações”. Este último eixo abordou os sentidos, oferecendo atividades sem a visão, com limitações motoras ou desafios específicos. Uma das aulas proporcionou uma vivência requisitada pelos alunos: o Parkour.

Os vereadores Danilo Barros (PR), Fabia Ramalho (PMN), Flávio Xavier (DC), João Mota (DC), Luciano Ramalho (Progressistas), José Soares (PRB) e Ney da Van (PMN), foram alguns que ressaltaram o orgulho e a importância da valorização do professor e do prêmio, principalmente para Paulínia.

Luiz Gustavo Bonatto Rufino

Luiz Gustavo Bonatto Rufino é Doutor em Ciência da Motricidade, professor de Educação Física das redes públicas municipais de Paulínia e Campinas e do Centro Universitário de Jaguariúna. Atualmente é professor na Escola Professor Doutor José Dalmo F. B. de Mattos, no Morro Alto.

O Prêmio

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

O Prêmio tem o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, e o patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.

Ao longo das últimas 21 edições foram recebidos mais de 70 mil projetos, e foram premiados 231 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,58 milhões.

Ademir Inácio (MTB nº 28.228/SP)
Imagens: Câmara de Paulínia