Programa para apadrinhar idosos e geração de energia pelo lixo são ideias de Alex

O vereador Alex Eduardo (Solidariedade) sugere programa municipal de apadrinhamento afetivo de idosos, voltado aos maiores de 60 anos abandonados e solitários. Assim, as famílias participantes poderiam levá-los para passear em fins de semana e incluí-los quando possível no convívio social.

Outra proposta visa implantar em Paulínia uma usina de geração de energia a partir do lixo. Segundo Alex, a iniciativa contribui com o meio ambiente e economiza gastos: com a mesma quantidade de resíduo sólido que se deposita em um aterro, é possível gerar dez vezes mais energia. A usina pode ser instalada em centros urbanos, pois não emite odor.

Alex também defende parques sonoros em escolas e creches da rede municipal, espaços que produzem sons e favorecem a interação e a descoberta. Esse tipo de ambiente já vem sendo instalado em várias cidades e despertam a experimentação de objetos sonoros, através de sons lúdicos, de maneira divertida e interativa.

Ele pede ainda campanha sobre os malefícios do cigarro eletrônicoinformatização nos centros de especialidades odontológicaspraça pública no bairro Recanto do Lago; e calçamento da estrada PLN-381, além de cobrar cobertura na arquibancada das piscinas do complexo aquático do ginásio municipal Vicente Amatte.

A proposta de usina de recuperação energética de resíduos sólidos está em sintonia com o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Prefeitura de Cariacica

Texto: Felipe Luchete.