Reivindicação de vereadores, Programa de Castração e Microchipagem Animal está com inscrições abertas

As inscrições para o cadastramento no Programa Municipal de Castração e Microchipagem Animal, que valerá para cães e gatos, estão abertas desde o último dia 2/4. A ação é promovida pela Seddema (Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente) e trata-se de uma antiga demanda solicitada por vereadores,a fim de beneficiar a causa animal na cidade.

As pessoas interessadas deverão fazer suas inscrições via Internet. A ficha de inscrição está disponível no site oficial da Prefeitura através do link http://www.paulinia.sp.gov.br/frmDownloads. A mesma deve ser preenchida, digitalizada e enviada, junto com a documentação necessária para o e-mail castracaopaulinia@paulinia.sp.gov.br.

Para solicitar a castração, o tutor do animal deve observar as seguintes orientações: os animais devem ter idade entre 60 dias e 8 anos; precisam estar em boas condições de saúde e limpos, sem a presença de pulgas e carrapatos; são prioridade os animais sem raça definida (vira-latas); gatas e cadelas no cio ou prenhes não poderão ser castradas; cães acima de 30 Kg, ou obesos, não poderão ser castrados.

Todos os munícipes podem fazer a inscrição, porém, terão prioridade animais de famílias de baixa renda, animais resgatados ou com risco à saúde, protetores de animais, associações protetoras e ONGs. Mais informações através do e-mail castracaopaulinia@paulinia.sp.gov.br ou pelo telefone 156.

Solicitações

Em fevereiro, o vereador José Carlos Coco da Silva, o Zé Coco (PSB) através da Indicação 92/2020 ressaltou a importância da obrigatoriedade para registro e identificação de cães e gatos, por seus responsáveis, tutores ou cuidadores, por meio da microchipagem, com o objetivo de controlar o aumento populacional e coibir a prática de abandono e maus-tratos de animais.

Também em fevereiro desse ano, o vereador Flávio Xavier (Podemos) elaborou o Requerimento 50/2020, em que cobrava do Executivo informações quanto à disponibilização de serviço de castração gratuita de animais para controle reprodutivo de cães e gatos de rua. O parlamentar em agosto passado, com a Indicação 868/2019 já havia solicitado para Administração Municipal que a mesma disponibilizasse serviço de castração para animais de rua e de famílias de baixa renda.

No mês de janeiro, José Soares (Republicanos) solicitava do Executivo informações (Requerimento 19/2020) a respeito da tramitação da aquisição do contrato licitatório de castração de animais.

Ainda em janeiro, com a Indicação 9/2020, Edilsinho Rodrigues (Solidariedade) propôs ao Executivo a criação de serviço veterinário móvel, para pet’s (cães e gatos), com a prestação de serviços de castração, vermifugação, vacinação, primeiros socorros e exames.

A vereadora Fábia Ramalho (Podemos) em setembro do ano passado sugeriu ao Executivo através da Indicação 977/2019, a implantação de um Programa Permanente de Castração Animal, e que poderia ser desenvolvido por meio de parcerias entre o Poder Público Municipal e entidades não governamentais, e/ou pessoas físicas e jurídicas, ligadas à proteção dos animais, associadas inclusive com um conjunto de ações educativas voltadas principalmente a adoção responsável.

Em julho passado, Fábio Valadão (PL), com o Requerimento 447/2019 cobrava da Administração Municipal informações sobre campanhas de castração de animais de rua.

* Com informações da Prefeitura Municipal de Paulínia

Texto: Thiago Henrique