Saúde mental precisa de atenção durante a pandemia, afirma Pedro Bernarde

O vereador Pedro Bernarde (Cidadania) pede informações à Prefeitura sobre os programas das instituições públicas e privadas que lidam com saúde mental no município.
Segundo o Requerimento 85/2021, pesquisas do Ministério da Saúde apontam que durante a pandemia da Covid-19 houve aumento significativo de casos com ansiedade (86,5%), estresse pós traumático (45,5%) e depressão na sua forma mais grave (16 %).
Em Paulínia, os dados divulgados nos “Relatórios das ações em Saúde” apontam que, de janeiro a agosto de 2020, cresceu 200% o atendimento psicológico do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ). Outro aumento considerável foi de até 50% nas denúncias de violência doméstica durante a pandemia. Por isso, existe a urgência de um acompanhamento psicológico para as vítimas.
Pedro quer saber o que e como essas pessoas têm sido assistidas, considerando que a pandemia agravou os casos e até desencadeou novos problemas de saúde mental.
Em outra proposta, ele propõe mais iluminação, guarita com vigia, cancela ou até portão eletrônico no estacionamento de funcionários do Hospital Municipal de Paulínia.
O vereador também sugere que reforma e compra de materiais no Jardim Botânico Municipal, para que os funcionários possam manter a produção e manutenção do viveiro, que fica no bairro Jardim Vista Alegre. Segundo o vereador, atualmente o viveiro produz cerca de 800 mudas por mês, resultando em 9.600 mudas de espécies vegetais nativas e exóticas aclimatadas no Brasil por ano, além de auxiliar na preservação de aproximadamente 200 espécies nativas e exóticas.
Pedro ainda solicita o prolongamento das ruas Blecaute e Mané Garrincha, localizadas no bairro Bela Vista, hoje sem saídas, ligando as mesmas até o acesso à nova transposição do Rio Atibaia; pede reforma e manutenção das escadarias de acesso ao longo da rua Mariana B. Tonon, entre os bairros Jardim Primavera, Monte Alegre I, II e adjacências; e instalação de pontos de ônibus com cobertura e assento ao longo da avenida José Padovani, no bairro João Aranha. Ainda solicita informações referentes à implementação do “Espaço Pet” nos espaços públicos (parques e praças) de Paulínia.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Graziela Fávaro
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia