Secretarias municipais precisam reforçar equipe técnica, afirma Flávio Xavier

A falta de capacidade técnica é um dos principais problemas na administração pública, pois desperdiça dinheiro público e prejudica a sociedade, com impactos nas áreas de saúde, educação, segurança e lazer. Assim afirma o vereador Flávio Xavier (DC), que defende reforma administrativa para estruturar as secretarias municipais de Paulínia.

No Requerimento 92/2019, ele solicita estudos para a estruturação efetiva dos órgãos internos da Prefeitura, com corpo técnico administrativo próprio e ainda profissionais de carreira, admitidos via concurso público e com formação e capacidade específica para cada função.

Segundo o autor, isso permitiria que as secretarias desenvolvessem melhorias e caminhassem de forma ágil mesmo se ocorrerem mudanças de gestores municipais. O vereador diz que, quando acontecem alterações no comando do poder, uma das primeiras ações do novo governo é exonerar em massa funcionários comissionados, prática que acaba desperdiçando horas de planejamento, estratégias e processos em andamento.

Os novos nomeados “às vezes levam meses para começarem a tomar ciência de todos os processos que estavam em andamento”, aponta. Por isso, Xavier pede que o governo municipal analise formas de estruturar cada pasta nos próximos anos, para as secretarias cumprirem as demandas e as tarefas impostas por lei.


Acompanhe o andamento da proposta.

Texto: Felipe Luchete (MTB nº 56.928/SP)
Assessoria de Imprensa
imprensa@camarapaulinia.sp.gov.br
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo