Câmara homenageia atletas de Paulínia e debate incentivo ao esporte

O esporte foi um dos principais temas da 16ª Sessão Ordinária, nesta terça-feira (3/9): os vereadores solicitaram mais incentivo aos atletas da cidade e homenagearam importantes nomes que representam o município em competições, como o atleta que conquistou medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no final de agosto.

Agnaldo Francisco da Silva colocou Paulínia no principal lugar do pódio na corrida 100m T13 (para pessoas com baixa visão). Nascido em Pernambuco, ele vive na cidade há 13 anos e treina na pista de atletismo do Estádio Municipal, com os professores Sônia Russo e Heliton Fernandes Costa de Carvalho, o Gibi.

O presidente da Câmara e autor da Moção 40/2019, Zé Coco (PV), conta que Agnaldo começou a treinar em 2009, três anos depois que descobriu ter glaucoma, e já coleciona mais de 300 medalhas. Outros vereadores também aproveitaram o tempo de fala para elogiar o vencedor do Parapan, que esteve presente na sessão e foi aplaudido no Plenário.

Ele foi um dos exemplos citados nos pedidos para que o governo municipal incentive esportistas. A vereadora Fábia Ramalho (PMN) solicitou um programa de auxílio ao esporte, com o Bolsa Atleta. E o vereador Fábio Valadão (PRTB) propôs a criação de um fundo municipal para atletas amadores e de alto rendimento.

Também foram homenageados membros da Guarda Municipal que conseguiram bons resultados na 18° edição do WPFG (World Police And Fire Games), competição mundial que reuniu na China dez mil policiais, guardas e bombeiros: Wander Gomes da Silva, Mário Sérgio Dias, Eliel Miranda e James Welker Artur Costa.

Wander voltou com medalha de ouro no revezamento 4×100 e 4×400 metros, prata nos 800 e 1500 metros e bronze nos 400 metros, enquanto Mário foi ouro nos 4×100 metros, prata nos 400 metros com barreiras e bronze nos 110 metros com barreiras/3.000 metros com obstáculos. Eliel foi bronze no 5.000 marcha atlética e no lançamento de martelo, como relata o vereador Flávio Xavier (DC) na Moção 39/2019.

Já o vereador Valadão falou das conquistas da atleta Silvia Murakami, a Silvinha, que sempre sobe ao pódio de competições e acaba de ficar em segundo lugar no Mountain Do Fim do Mundo (categoria feminina) – uma maratona de 42 km “de pura neve entre bosques, trilhas e montanhas”, com temperaturas de até -10ºC em Ushuaia na Argentina.

ASSISTA

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR E OUTRAS PROPOSTAS
A nova eleição para a Prefeitura de Paulínia, promovida neste domingo (1º/9), também foi tema da sessão. Vários parlamentares parabenizaram Du Cazellato (PSDB), vereador licenciado da Câmara que venceu a disputa nas urnas. Foram apresentadas 54 Indicações (sugestões de melhorias à Prefeitura e outros órgãos) e aprovados 28 Requerimentos (cobrança de informações ou medidas).

Prorrogou-se por 120 dias a duração da Comissão Especial de Inquérito que investiga contratos da área da saúde. Foi ainda reaberta outra comissão, que apura a morte de um bebê recém-nascido no Hospital Municipal (ocorrida em fevereiro deste ano).

Por maioria de votos, passou em primeira discussão um projeto de lei que busca aumentar o valor do auxílio-alimentação para funcionários da Câmara. Nessa fase, os vereadores avaliaram que a proposta está dentro da lei.

Outra homenagem da noite, assinada por Danilo Barros (PL) e aprovada por unanimidade, decidiu conceder o título de Cidadã Paulinense para Irene Pinho Moreira. Nascida em Betim (MG), ela veio à cidade em 1985 e começou a vender roupas, numa trajetória que transformou a pequena loja na sala de casa num atual estabelecimento de moda de renome.

GALERIA DE FOTOS

Texto: Felipe Luchete