Vereadores aprovam programa para vagas de Jovem Aprendiz em Paulínia
Os vereadores de Paulínia aprovaram nesta terça-feira (4/2) o programa Conecta Jovem, para criar oportunidades a jovens aprendizes na cidade.
O texto resgata a famosa Guarda Mirim, extinta há anos. O projeto foi apresentado pelo prefeito Danilo Barros (PL), que começou sua vida profissional como guardinha.
A intenção é capacitar jovens de 14 a 24 anos, combatendo a evasão escolar e proporcionando autonomia financeira. Quando a lei entrar em vigor, as vagas serão para estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais da rede privada (cursando ou que já concluíram). Também é preciso que o interessado comprove pelo menos cinco anos de residência no município.
Haverá prioridade para pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, participantes de programas sociais e que cumprem medidas socioeducativas.
A carga horária será de no mínimo quatro e no máximo seis horas diárias, sem possibilidade de prorrogação, e a remuneração será compatível com o salário mínimo por hora.
A Prefeitura será responsável por firmar convênios e parcerias para viabilizar a iniciativa. Os participantes terão de fornecer uniformes, crachá de identificação e vale-transporte aos aprendizes. E serão responsáveis por acompanhá-los em seu desenvolvimento profissional e educacional.
CAUSA ANIMAL E COMBATE A ABUSOS
Na 2ª Sessão Ordinária, também foi aprovado projeto que regulamenta a implantação de protocolos para controle populacional de animais sem tutor reconhecido, comunitários e em situação de grande acúmulo na cidade.
O método CED é baseado na captura segura dos animais, esterilização cirúrgica e posterior devolução à sua origem. O autor, vereador Alex Eduardo (PRTB), afirma que a proposta é reduzir a incidência de doenças zoonóticas, como a raiva.
Outro projeto de Alex Eduardo estabelece multas e outras sanções administrativas para casos de abuso e assédio sexual em locais públicos, incluindo dentro de ônibus.
Os vereadores também debateram diretrizes para a infraestrutura da tecnologia 5G, dando suporte para a instalação das estações transmissoras de radiocomunicação.
OUTROS TEMAS
O vereador José Soares (Republicanos) foi definido como líder de governo, um nome escolhido pelo prefeito para representá-lo no Legislativo.
O presidente da Câmara, Pedro Bernarde (DC), e os vereadores Fabio Valadão (PL) e Gibi Professor (Podemos) homenagearam a equipe feminina de vôlei adaptado, que conquistou o Campeonato Nacional de Voleibol da Superliga Melhor Idade das Américas, em Palmas, no Tocantins.
Ainda foram aprovadas congratulações de Fábio da Van (PRTB) com o Dia Mundial Contra o Câncer, celebrado no dia 4 de fevereiro, e também dele aplauso pelos 44 anos da Guarda Civil. Ao todo, a sessão teve 21 Requerimentos, 4 Moções e 75 Indicações.