Câmara aprova diretrizes para Orçamento 2024 e incentivo a cursinhos populares

Os vereadores de Paulínia aprovaram nesta terça-feira (4/7) as diretrizes do Orçamento de 2024, um dos principais projetos do ano. Conhecido pela sigla LDO, o texto detalha o destino de R$ 2,1 bilhões em ações e programas previstos pelas secretarias municipais do governo (veja quadro).

Também foi aprovada proposta que amplia o número de cadeiras de vereador, de 15 para 17, e outra que fixa o subsídio dos próximos eleitos. Ambas as medidas, portanto, valem apenas a partir de 2025.

A 23ª Sessão Ordinária ainda discutiu política de incentivo aos cursinhos populares e comunitários, proposta apresentada pelo vereador Fábio da Van (Cidadania). A ideia é fomentar esse tipo de ensino: permitir uso de espaços públicos para as aulas e simplificar a burocracia para o funcionamento.

O caso do jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid, levou o vereador Cícero Brito (MDB) a sugerir formas de combater racismo em arenas esportivas da cidade.

Outra proposta reconhece a utilidade pública da associação beneficente assistencial Mão Amiga (Abama), fundada em 2020 para auxiliar pessoas vulneráveis. O autor é o vereador Messias Brito (PL). Todos esses projetos precisam de sanção do prefeito para virar leis.

A noite incluiu homenagens a atletas paulinenses presentes no Plenário: a nadadora Rafaela Furlan, pelo bom desempenho nos campeonatos Paulista e Brasileiro infantil de Inverno (vereador Fabio Valadão – PL) e Danilo Martins Vicentini, medalhista em corridas de 100 e 200m nos Jogos Regionais 2023 (vereador Gibi Professor – PTB).

Já o grupo Acorrentados Moto Clube de Paulínia recebeu congratulações pela doação de aproximadamente 10.000 itens para o Fundo Social de Solidariedade (vereador Dr. Grilo – MDB).

A Câmara entra em recesso legislativo. A próxima sessão será no dia 1º de agosto, porém as atividades administrativas seguem normalmente.

CONSULTE O RESUMO DA PAUTA