Câmara aprova medidas para tratar e evitar doença pulmonar crônica
A Câmara aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (5/11), projeto de lei que institui o Dia Municipal da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica”. A data deverá ser celebrada anualmente na 3ª quarta-feira de novembro.
Mais do que criar um dia específico para debater o tema, o objetivo é incentivar ações preventivas, como evitar o tabagismo – um dos principais fatores de risco-, auxiliar no diagnóstico precoce e ampliar acesso a tratamentos adequados.
Segundo o autor da proposta, vereador Pedro Bernarde (DC), a doença pulmonar obstrutiva crônica é uma condição progressiva que compromete a capacidade dos pulmões de realizar a troca de ar, resultando em falta de ar, tosse persistente e produção excessiva de muco.
Dividida principalmente em duas patologias – bronquite crônica e enfisema pulmonar –, a doença é uma das principais causas de morbidade e mortalidade global, afetando negativamente a qualidade de vida dos portadores.
Para virar lei, o texto depende de sanção do prefeito.
Homenagens
Os vereadores também fizeram homenagens a datas especiais comemoradas no mês de novembro. José Soares (Republicanos) parabenizou os 92 anos da instituição do voto feminino, celebrado em 3 de novembro.
Outras homenagens lembraram o Mês do Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata; o Dia de Finados (2 de novembro) e o Dia da Bandeira Nacional (19 de novembro).
Às vésperas do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o presidente Edilsinho Rodrigues (Podemos) manifestou repúdio ao racismo praticado nas redes sociais.
Pauta
Na 37ª Sessão Ordinária, foram apresentados 30 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 7 Moções (congratulações) e 47 Indicações (sugestões).