Câmara aprova campanha contra esmolas e a favor de oportunidades à população de rua

Câmara aprova campanha contra esmolas e a favor de oportunidades à população de rua

A Câmara de Paulínia aprovou nesta terça-feira (25/3) a campanha “Não dê Esmola, dê Oportunidade”, buscando formas mais eficazes de ajudar pessoas em situação de rua.

Segundo o autor, vereador Fabio Valadão (PL), a intenção é substituir a prática do assistencialismo pontual — por meio da doação de esmolas — por ações estruturadas de acolhimento, qualificação e empregabilidade, com políticas públicas e parcerias com a sociedade civil.

A campanha poderá ser desenvolvida em três frentes principais:

Sensibilização: Divulgação ampla sobre os serviços disponíveis para pessoas em situação de rua, utilizando informativos, redes sociais, panfletos e outdoors, entre outros meios.

Mapeamento social: Levantamento de dados, identificação de perfis e encaminhamento a serviços públicos de saúde, assistência social e retorno à cidade de origem, quando necessário.

Parcerias: Acordos com empresas, igrejas e entidades filantrópicas para ações de empregabilidade, cursos de capacitação, apoio alimentar e outras formas de inclusão.

 O vereador disse que não se trata de expulsar pessoas em situações de rua, e sim ajudar de maneira organizada, contínua e eficaz. “O objetivo é mudar a lógica da caridade para a lógica da dignidade”, destacou. Para virar lei, a proposta aguarda sanção do prefeito.

AMBIENTE E SERVIDORES

Outra campanha aprovada na 9ª Sessão Ordinária é voltada à conscientização ambiental e gestão de resíduos. O projeto de Fábio da Van (PRTB) determina ações ao longo do ano em escolas, bairros e outros espaços públicos, incluindo eventos, mutirões de plantio de árvores e pontos de coleta itinerantes.

Os vereadores aprovaram ainda dois textos da Prefeitura que alteram as tabelas de vencimentos do funcionalismo público.

O Projeto de Lei Complementar 3/2025 atualiza as tabelas salariais de professores, diretores, vice-diretores, orientadores, coordenadores pedagógicos e supervisores educacionais.

Já o PLC 4/2025 atualiza as faixas salariais dos demais servidores, mantendo o equilíbrio entre valorização profissional e responsabilidade fiscal.

RECONHECIMENTO

Por iniciativa de Pedro Bernarde (DC), o atleta Felipe Fogliarini Tim recebeu aplausos pelo ouro na prática de tiro com arco (arco recurvo, sub-18) no “South American Youth and Masters Open Championships”, realizado no Chile.

Bernarde ainda parabenizou a Divisão Paulínia dos Insanos Moto Clube pelos quatro anos de atividade. Lucas Barros (DC) congratulou o futebol solidário entre os amigos do prefeito Danilo Barros (PL) e os amigos de Edmílson, campeão mundial na Copa de 2002.

Texto: Eloy de Oliveira

Share this post


Pular para o conteúdo