Sessão extraordinária vota se Paulínia entrará em consórcio para comprar vacinas

A Câmara promove sessão extraordinária na próxima quinta-feira (11/3), às 10h, para discutir proposta que autoriza Paulínia a integrar consórcio com outros municípios de todo país. O objetivo é somar esforços na busca pela compra de vacinas, insumos e equipamentos no combate à Covid-19.

O Projeto de Lei 23/2021 pretende ratificar protocolo de intenções envolvendo vários municípios (mais de 1.000 já manifestaram interesse em participar). Cada cidade precisa sancionar uma lei sobre o tema: quando o consórcio for criado oficialmente, buscará fazer negociações com fabricantes, em nome de todos os membros.

Os vereadores de Paulínia vão analisar o texto em sessão virtual, pois a Câmara restringiu atividades durante a fase vermelha do Plano São Paulo. Haverá transmissão ao vivo no site institucional, no perfil do Legislativo no Facebook e no canal do YouTube.

Ao encaminhar o projeto, a Prefeitura afirma que o Supremo Tribunal Federal reconheceu competência municipal para adquirir vacinas quando o governo federal descumpre o Plano Nacional de Imunização ou se as doses existentes no país forem insuficientes para toda a população brasileira.

Integrar o consórcio, de acordo com o Executivo, vai fortalecer o poder do município, abrindo portas nas relações internacionais. Isso não impede possíveis compras diretas, no futuro.

O pedido é que o projeto tramite em regime de urgência. Os vereadores vão debater a legalidade e podem convocar nova sessão extraordinária para votar detalhes (mérito). A Procuradoria já manifestou parecer favorável.

[av_font_icon icon=’ue801′ font=’cmp’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ animation=” color=” id=” custom_class=” av_uid=’av-sdsfmt’ admin_preview_bg=”][/av_font_icon]

MAIS DETALHES
Consulte a pauta da 3ª Sessão Extraordinária.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia