Com música e dança, Peter Black é reconhecido como Cidadão Emérito de Paulínia

O professor e educador Pedro Donizete Honório, conhecido como Peter Black, recebeu na sexta-feira (18/10) o título de Cidadão Emérito do município, em sessão solene da Câmara de Paulínia. O evento buscou representar a importância do homenageado na vida de muitos paulinenses, sem deixar de lado a alegria, a música e a dança que tanto caracterizam o perfil de Peter.

A vereadora Fábia Ramalho (PMN), autora do projeto de Decreto Legislativo, defendeu a importância de homenagear pessoas ilustres ainda em vida: ela declarou que Peter Black já tirou muita gente da invisibilidade social, com uma essência própria e um perfil de guerreiro que não foge à luta.

Da esquerda para a direita: Vereadora Fábia Ramalho; a diretora-geral da Câmara, Geise Piva Vilela; Peter Black; o vice-prefeito, Sargento Camargo; e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rita Coelho.

O vice-prefeito, Sargento Camargo, contou que os dois têm idade semelhante e cresceram juntos no Jardim Flamboyant, conhecido popularmente como Nosso Teto. “Quero dizer aos jovens que, se vocês quiserem, buscarem e tiverem fé em Deus, poderão ter um futuro como o meu, que fui policial militar e hoje sou vice-prefeito, e como o de Peter, que tem uma história tão motivadora.”

A diretora-geral da Câmara de Paulínia, Geise Piva Vilela, elogiou Peter por dedicar o seu tempo para levar amor, alegria, arte, cultura e esperança para crianças e adolescentes.

A secretária municipal de Assistência Social, Rita Coelho, também narrou momentos sobre a vida de Peter, assim como o pastor Marshal Lucizano, presidente da Associação Leão de Judá de Paulínia, e o ex-aluno Evandro Roberto Silva Correira (Batata).

O educador subiu ao palco com a filha Kaleandra, alunos e ex-alunos. Ao receber o título, agradeceu à esposa, Eliane, e aos companheiros de história, de dança e da igreja.

“Às vezes nós não temos muita noção do que fazemos. Mas coloquei no meu coração que, quando Deus me chamou, foi com o propósito de falar do amor dele, através da arte e da dança. Muitas vezes já tive vontade de parar, deixar tudo. Toda vez que eu olhava para o alto e via a galera dançando, quando eu via os rostos dos jovens, isso me motivava muito! A evolução que eu via na dança, nas letras, isso me dava uma alegria tremenda. Hoje posso falar que tenho discípulos que trabalham na área até hoje, são frutos que plantamos.”

Perfil
A cerimônia ocorreu na data em que se comemora o Dia do Hip Hop e Danças Urbanas, além do aniversário de Peter. Ele já mostrava paixão pela dança desde os 8 anos de idade, quando via os primos dançando ao som de James Brown. Vizinho do Clube Unidos da Vila, aprendeu lá os primeiros passos.

Venceu o primeiro concurso de dança aos 12 anos e, aos 18, montou o primeiro grupo: Breack Boys. Seu primeiro emprego foi na Refinaria da Petrobras (Replan), como auxiliar de laboratório. Em 1989, prestou concurso na Prefeitura para o cargo de pintor, na Secretaria de Obras.

Em 1992, Peter foi convidado para dar aulas de dança aos alunos do antigo Projeto Sol. No ano 2000, assumiu a oficina de Dança da Secretaria da Criança e do Adolescente.

O educador tem muitos cursos de capacitação no currículo e sempre representa a cidade em festivais de dança na região. Já teve o trabalho reconhecido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e pelo Lions Clube de Paulínia, com o Selo de Responsabilidade Social.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia