Sessões solenes homenageiam cidadãos que contribuem com o esporte e a saúde

A Câmara Municipal vai realizar mais três sessões solenes a partir desta sexta-feira (26/11), com homenagens a seis pessoas que têm em comum o amor pelo esporte e os cuidados com a saúde dos paulinenses. Cinco ganharão o título de Cidadão Paulinense e outro receberá a medalha 28 de Fevereiro.

Todos os reconhecimentos foram aprovados em sessões legislativas e agora serão entregues pelos vereadores que apresentaram as propostas. O Plenário voltou a abrir para 100% do público, seguindo protocolos contra a Covid-19, e os eventos serão transmitidos ao vivo no site institucional, no perfil da Câmara no Facebook e no canal do Legislativo no YouTube.

Veja as próximas datas e saiba mais sobre os homenageados:

26/11, 19h30 (autor da proposta: Ver. Cícero Brito)

Manoel Jacinto

Manoel Jacinto Dias
Pernambucano, nasceu na cidade de Bom Conselho em 1937, filho de Antonio Jacinto Dias e de Julia Ferreira dos Santos. Chegou a Paulínia com a família em 1965, aos 28 anos de idade, para ser agricultor no bairro Poço Fundo. Trabalhou no plantio de verduras, de algodão e de tomates, além de vender mandiocas.

É conhecido como Surdo, pois perdeu audição ainda na adolescência, aos 14 anos. Contribuiu para a construção de diversos patrimônios importantes para a cidade: ajudou como pedreiro a construir a creche Carolina Ferraz e também o Campo de Futebol do Morumbi. Ainda trabalhou na construção do primeiro Posto de Saúde de Paulínia, no centro.

Apaixonado pelo futebol, montou os times Pé de Peroba e E.C. Água Verde (mais tarde batizado de E.C. Vila Nunes). Tirou adolescentes das ruas e os transformou em jogadores, passando seu amor de geração para geração. O time hoje é formado por filhos, bisnetos e amigos, administrado pelo filho Cidão. É casado com Natividade Ribeiro Dias e tem sete filhos, 14 netos e 14 bisnetos. Por seis anos, entre 2006 e 2012, foi assessor parlamentar.

30/11, 19h (autor das propostas: Ver. Gibi Professor)

Agnaldo Francisco da Silva

O atleta receberá a Medalha 28 de Fevereiro por toda sua trajetória no esporte. O pernambucano de Serrita nasceu em 1985, filho de Francisco José Agripino e Adelina Angélica Jorge, e mora em Paulínia há 15 anos. Em 2006, descobriu que tinha glaucoma ao fazer um exame admissional. Começou a praticar atletismo três anos depois, a convite de um amigo.

Como atleta paralímpico, conquistou medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019, na categoria 100m masculino T13 (corrida velocidade). Foi campeão paralímpico brasileiro em 2018 e já soma mais de 300 medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas em diversas competições.

Desde 2016 ele é contemplado com o Programa Bolsa Atleta, do governo federal. Aluno da Escola de Atletismo da Prefeitura, treina na pista de atletismo do Estádio Municipal Luiz Perissinoto.

Clóvis Fernandes Ribeiro da Silva
O técnico de futebol nasceu em Campinas, em 1968. Mudou-se para Paulínia ainda na infância, com os pais Antonio Ribeiro da Silva e Sebastiana Fernandes, morando na Colônia da Rhodia. Trabalhou na Rhodia e lá fundou o seu primeiro time de futebol, Patropi, e depois outro chamado Família do Futebol, do qual é técnico até hoje.

Atuou por 17 anos na empresa Passaredo: começou na portaria e depois foi fiscal. Auxiliava as pessoas com entregas de currículos, para auxiliar muitas famílias com a oportunidade de trabalho. É casado com Ivanilda Rodrigues da Silva e tem três filhos.

Nilson Aparecido Ventura

Nilson Aparecido Ventura (Neveba)
Chegou a Paulínia com a família em 1970, quando o pai, Nelson Ventura Barbosa, veio trabalhar na Petrobras. Aos 14 anos, Nilson começou a atuar no supermercado Gigo, através da Guarda Mirim, e continuou na rede por mais 5 anos. Em seguida deu continuidade à empresa aberta pelo pai: Neveba, especializada em montagem de instalações elétricas, que ficou conhecida na região.

O gosto pelo esporte o levou a competir em mountain bike, participando de várias competições regionais e estaduais. Formou com outros atletas o grupo Risel Paulínia de ciclismo e começou a dar treinamentos para outros interessados. Mesmo formado na área Eletroeletrônica, decidiu entrar na faculdade de Educação Física.

Em 2013 criou um grupo de corrida, a princípio uma atividade entre amigos, que deu origem ao Top Team Paulínia, atualmente com mais de 150 integrantes e bons resultados em competições. Casado com a professora Eloiza da Silva Honório, comanda com ela a assessoria Juntos em Movimento. É pai de duas filhas.

2/12, 19h (autor das propostas: Ver. Edilsinho Rodrigues)

Ernesto Gregório
Nascido em Campinas, em 1973, é filho de Lucílio Gregório e Antonia Aparecida Facio Gregório. Foi estagiário da 3M de Sumaré, professor no Sesi (Indaiatuba e Campinas) e técnico de natação master no Círculo Militar Campinas. Depois da ampla experiência na região, desempenhou importantes funções em Paulínia, como diretor de Esportes da Associação Esportiva Paulinense e secretário municipal de Esportes.

Em 2002, fundou com a esposa Ana Paula Gregório a Clip Academia, com o objetivo de empreender e melhorar a vida de crianças e adultos por meio da atividade física. É pai de dois filhos.

Daniel Lages

Daniel Lages Dias
Nascido na Cidade do México, em 1968, formou-se em Medicina no Rio de Janeiro e chegou a Paulínia em 1998, aprovado em concurso de médico cardiologista. Após vários anos atendendo na UBS Centro e realizando exames no Hospital Municipal, prestou novo concurso e passou a trabalhar na UTI do HMP.

Foi membro e presidente da Comissão de Ética Médica do Hospital por vários mandatos, além de presidir a Regional Campinas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) entre 2005 e 2006. Em 2011 fundou a Novacordis, clínica de cardiologia e especialidades médicas. É filho de Leniel Bairral Dias e Rosa Maria Lages Dias, casado com e pai de um filho.

Imagens: Reprodução