Poder Judiciário elogia proposta de Tiguila para estimular primeiro emprego

Uma proposta do vereador Tiguila Paes (Cidadania) sobre emprego de jovens foi elogiada pelo desembargador João Batista Martins César, gestor nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.

Na Moção 68/2021, Tiguila solicita que o Ministério do Trabalho obrigue empresas localizadas no município a cumprirem a legislação e abrirem as portas para quem busca o primeiro emprego, assim como às pessoas com deficiência. Ele aponta que as leis 10.097/2000 e 8.213/1991 já têm regras para inserir esse público no mercado de trabalho, que precisam ser obedecidas.

“A iniciativa merece louvores, pois demonstra a preocupação com o futuro de nossos adolescentes, jovens e pessoas com deficiência”, diz ofício encaminhado por Martins César nesta segunda-feira (28/6).

Ainda segundo o vereador, o desemprego entre pessoas de 18 a 24 anos preocupa porque ficou em 31,4% no 3º trimestre de 2020. “É a maior taxa da série histórica com a atual metodologia, iniciada em 2012”, ressalta.

Tiguila também assinou propostas para criação de Etec (escola técnica estadual) e Fatec (faculdade de tecnologia) em Paulínia; iluminação na mina d’água do Residencial Vida Nova; e academia ao ar livre no canteiro central Hiláro Paes, localizado na avenida João Aranha. E cobrou informações da Prefeitura sobre vacinação contra a Covid-19 de motoristas profissionais e cobradores de ônibus.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia