Tiguila Paes pede inclusão de placas em braille nos prédios públicos

O vereador Tiguila Paes (Cidadania) pede que a Administração Municipal providencie um Projeto de Lei que inclua a escrita em braille nas placas de identificação nas dependências dos prédios públicos municipais. De acordo com a Indicação 952/2020, a medida visa assegurar o direito à informação das pessoas com deficiência visual e contribuir para autonomia e mobilidade.

Dados do Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que no Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual e no Ceará, mais de 24 mil pessoas. A leitura em braille representa um dos métodos de comunicação mais apropriado para os deficientes visuais.

Na Indicação 954/2020 o parlamentar solicita que o Executivo providencie atendimento aos alunos da rede de ensino municipal, atenção integral à saúde desses, por meio de ações e difusão de programas para saúde auditiva, promovendo assim tratamento clínico e atendimento especializado, bem como orientação familiar sobre implicações da surdez.

De acordo com a propositura, no ambiente escolar, além do ensinamento pedagógico, os educadores detectam dificuldades apresentadas por alunos com relação a acuidade auditiva e a medida visa identificar possíveis casos de surdez, através de diagnóstico precoce e assim estabilizar o dano já instalado.

A implantação de sistema eletrônico de avanço de sinal e velocidade, nos cruzamentos das Avenidas Brasília com Osvaldo Piva e, Osvaldo Piva com Antonio Baptista Piva é a solução para resolver o problema do trânsito desses endereços, de acordo com a Indicação 953/2020 do parlamentar, cujo locais apresentam um alto número de registros de ocorrências de acidentes.

Já na Indicação 951/2020 Tiguila propõe melhorias na sinalização horizontal do cruzamento das Avenida dos Trabalhadores com a Antonio Baptista Piva, nas proximidades da Igreja Belo Ramo, pois a mesma encontra-se desgastada, o que tem gerado conflitos entre os condutores, pois não se respeita a preferência de fluxo.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Assembleia Legislativa do Ceará/