Tiguila pede alterações na concessão de Bolsa de Estudos

Tiguila pede alterações na concessão de Bolsa de Estudos

Vereador sugere ao Executivo que faça uma revalidação dos subsídios da bolsa dos contemplados e altere na lei para que conceda o beneficio aos estudantes que já usaram  bolsa para o curso técnico

IMG 6266As proposituras do vereador Tiguila Paes (PPS, demostram a preocupação do edil na área da Educação, principalmente com os estudantes universitários. Ele apresenta duas indicações que sugerem alteração na Lei Municipal nº 3.077/10 que regulamenta a concessão da Bolsa de Estudos.

Na pauta da 14ª sessão ordinária, realizada no dia 05 de agosto, na Indicação 656/14 o parlamentar sugere a implantação do sistema de “Reavaliação dos Subsídios da Bolsa Educação”, para estudantes contemplados que comprovadamente tiveram queda na renda familiar.

O benefício prevê subsídios de 30% a 100% do valor das mensalidades, de acordo com a renda familiar mensal dos beneficiados. Para Tiguila a renda familiar dos estudantes contemplados acaba oscilando para menos, durante o período dos cursos, com duração mínima de 2 anos e máxima de 5 anos.  A família passa a ter sérias dificuldades para continuar custeando os 70% da mensalidade que lhe cabe, pois a Lei não prevê revisão da porcentagem do benefício, nestes casos.  “Sem alternativa, já que a renda familiar caiu, muitos estudantes acabam obrigados a abandonar os estudos e o sonho de um futuro melhor para ele e sua família”, justifica.

Em outra indicação pede a alteração no parágrafo IV, do artigo 8º da mesma lei da Bolsa de Estudos, que seja custeado o estudo superior dos estudantes que já cursaram o ensino técnico subsidiado pela prefeitura.  “Várias pessoas têm questionado o vereador porque estudantes contemplados no passado com a bolsa de estudo técnico não podem concorrer ao benefício para cursar o ensino superior. Muitas pessoas apenas com o curso técnico têm dificuldades de ingressar no mercado de trabalho, pois a maioria das vagas com as melhores remunerações e chances de crescimento profissional exige formação universitária especifica” enfatiza.

Foto: Claudia Arantes