Tiguila pede parceria com ONG para realização de palestra de orientação sexual nas escolas e Fórum de Empregabilidade

img 9747_20140409_1795411866

Vereador pede parceria com a ONG Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP) para a implantação do Projeto “Falando Pra Galera”. Em outra indicação solicita a realização do Fórum de Empregabilidade

img 9747_20140409_1795411866O vereador Tiguila Paes (PPS) apresentou uma indicação na 9ª sessão ordinária, do dia 20 de maio, em pede orientação sexual aos alunos das escolas publicas do município. Ele propõe ao Executivo uma parceria com a ONG Centro de Educação e Assessoria Popular  (CEDAP) que desenvolve o projeto “Falando Pra Galera”, que atua na formação e assessoria a profissionais da saúde, educação e assistência social para atuarem com adolescentes, a fim de reduzir as vulnerabilidades sociais próprias dessa fase da vida.

Para o edil educação sexual busca ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, livre de preconceito e tabus. O tema é de extrema importância, pois esclarece dúvidas sobre preservativos, DSTs, organismo masculino e feminino, anticoncepcionais e gravidez.

“O objetivo principal da educação sexual é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura, chamando-os à responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma gravidez precoce e indesejada. Infelizmente o ser humano tende a acreditar que o perigo sempre está ao lado de outras pessoas e que nada irá acontecer com ele mesmo, o que o coloca vulnerável a tais situações. Para que haja um trabalho eficaz é de fundamental importância que se tenha profissionais capacitados para o desenvolvimento das ações assertivas de educação sexual”, explica o vereador.junho

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas o projeto “Falando Pra Galera” já foi apontado como um dos motivos de redução de 31% nos casos de gravidez na adolescência em meninas de até 14 anos e 33,3% em meninas de 15 a 19 anos na região sudoeste de Campinas, nos anos de 2001-2003.

1º Fórum de Empregabilidade De Paulínia   O vereador sugeriu a realização de um Fórum de Empregabilidade com ações que tem como objetivo desenvolver as habilidades da população para que seja capaz de competir e se inserir no mercado de trabalho de maneira sustentável. “O mercado de trabalho necessita cada vez mais de mão-de-obra qualificada. Essa necessidade deve ser articulada com ações e programas de qualificação e capacitação, aproveitando assim as oportunidades trazidas pelo desenvolvimento econômico a toda sociedade”, explica Tiguila.

Para o edil o Fórum será uma importante ferramenta para apresentar o cenário atual do mercado, as tendências comportamentais e os diferenciais dos profissionais que planejam e focam no desenvolvimento de suas carreiras. Incentivar o auto conhecimento e a descoberta de competências. Discutir os avanços do mercado de trabalho de Paulínia, apresentando oportunidades de emprego e promovendo o contato direto entre as empresas e potenciais colaboradores.

Foto: Claudia Arantes