Tiguila sugere Programa de Monitorização Contínua de Glicose infantil

O vereador Tiguila Paes (Cidadania) sugere Programa de Monitorização Contínua de Glicose, para acompanhar a saúde de crianças matriculadas nas escolas municipais e com diagnóstico de diabetes melito tipo 1.

Ele afirma que é preciso monitorar diariamente a glicemia desse público, mas a tradicional picada no dedo pode ser dolorosa. A alternativa seria adquirir um sensor que faz a leitura de forma simples (FreeStyle Libre), aplicado na parte posterior do braço. Com isso, seria possível proporcionar intervenções terapêuticas eficazes.

Ainda no setor da saúde, ele indica criar um Centro de Atenção Integral à Saúde, reunindo projetos e atividades que melhorem a qualidade de vida, principalmente de pessoas com deficiência e seus familiares.

O objetivo é garantir direitos e entender as questões sociais que refletem no âmbito familiar (estruturais, conjunturais, sociais, econômicas, culturais) com acompanhamento psicossocial.

Outras propostas de Tiguila são aumentar o número de horários de ônibus do transporte coletivo urbano no bairro Parque da Represa e instalar lixeiras na ponte estaiada que liga o bairro Planalto ao Parque da Represa.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Câmara Municipal de Assis

Texto: Lizandra Lima (Estagiária)