Tiguila promove reunião para discutir problemática do desemprego em Paulínia

1491798 748733115194331 1793766457 o 1

Tiguila promove reunião para discutir problemática do desemprego em Paulínia

Reunião entre vereadores e secretários  foi para discutirem a situação das terceirizadas que prestam serviço na Replan, políticas públicas para geração de empregos e a criação de frente de captação de currículos

1491798 748733115194331 1793766457 o 1A questão do desemprego foi foco da reunião promovida pelo vereador Tiguila Paes (PPS), nesta quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Paulínia. Participaram do encontro os parlamentares Angela Duarte (PRTB), Fábio Valadão (PROS) e Gustavo Yatecola (PTdoB), os secretários municipais Wilson Machado (Indústria e Comércio),  Sanzio Rodrigues  (Negócios da Receita)  e Clélia Sandra de Albuquerque Moraes  (Promoção e Desenvolvimento Social ), e trabalhadores da área civil.

Tiguila apontou a situação das empresas terceirizadas que prestam serviço na Replan (Refinaria do Planalto) e que não utilizam a mão de obra da cidade. Segundo dados apresentados pelo vereador dos 1.400 trabalhadores da terceirizada de rotina, menos de 05% são de Paulínia.

O Vereador Tiguila Paes, responsável pela reunião, iniciou repudiando a fraqueza do diretor geral da Replan, o Sr. Claudio Pimentel, que mandou sua assessoria noticiar ao Vereador que não poderia participar da reunião, porque a Estatal não pode se comprometer com ações desse tipo.

Para tentar solucionar uma problemática antiga no município, Tiguila Paes sugeriu à Secretaria de Promoção Social programas mais eficientes e uma política de governo que trabalhe na geração de empregos como, criação de uma frente de captação de currículos dos profissionais qualificados e de iniciantes interessados em trabalhar na Refinaria. Além disso, foi discutida uma forma legal para obrigar as empresas a contratarem mão de obra local e foi proposto pelos vereadores aos secretários uma reforma tributária e fiscalização ao cumprimento de leis que determinam que as empresas que se instalarem na cidade deverão contratar um percentual de mão de obra paulinenses, feminina e deficientes.

Muitas questões foram abordadas, desde a questão das empresas que alugam residências por valores altos, fazendo com que o aluguel do município seja inflacionado até os cursos de captação e qualificação oferecidos  na cidade como do Prominp, mas falta oportunidade de contratação .
O secretário Wilson Machado enfatizou que promoverá uma reunião com as empresas da cidade para discutir as questões apresentadas pelos edis e uma política de empregabilidade.

“Queremos e devemos dar dignidade para a nossa população , o paulinense deve ser valorizado. Estou preocupado com a questão de emprego, a Replan vai investir 2.1 bilhões  nos próximos anos e em janeiro vai ter início as obras da “parada na refinaria” e queremos que os trabalhadores paulinenses sejam contratados,  que seja prestigiando, não apenas pessoas de fora da cidade, temos que buscar uma solução para isto”, ressaltou o vereador Tiguila Paes.

Fotos: Claudia Arantes