Tiguila sugere pontos de energia para recarregar celulares no Hospital Municipal

Uma simples medida pode ajudar quem espera por consulta médica no Hospital Municipal de Paulínia: para o vereador Tiguila Paes (Cidadania), a sala de espera do Pronto Socorro deveria disponibilizar pontos de energia elétrica para recarregar celulares.

Isso é importante, segundo ele, porque várias pessoas passam muito tempo aguardando o atendimento. Assim, de acordo com a Indicação 1.340/2019, manter a bateria vira uma necessidade para o paciente contatar familiares sobre o próprio estado de saúde, além de ser útil para relações profissionais, estudos e acompanhamento das redes sociais.

Tiguila também propõe que o município passe a comemorar o Dia Mundial das Doenças Raras – oficialmente no dia 29 de fevereiro, por ser uma data rara, e no dia 28 quando não é ano bissexto. As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas. Há cerca de 8 mil, e cerca de 8% da população mundial apresenta alguma enfermidade como essa, diz a Indicação 1.338/2019.

Segundo o vereador, a data já é celebrada em mais de 80 países e tem como objetivo debater os diferentes tipos existentes, os desafios para o tratamento e as garantias de direitos para pessoas com esse perfil, além de estimular a criação de políticas públicas.

Ele ainda sugere que o governo municipal crie linha de ônibus na avenida dos Expedicionários, para atender a demanda, e instale cobertura no acesso de entrada e saída dos munícipes, na UBS do bairro Monte Alegre.

* Texto alterado às 15h50 do dia 8/1/2020.

[av_font_icon icon=’ue801′ font=’cmp’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ animation=” color=” id=” custom_class=” av_uid=’av-wwuz7p’ admin_preview_bg=”][/av_font_icon]

MAIS DETALHES
Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia