Tiguila sugere cartão social para compras no comércio de Paulínia
O vereador Tiguila Paes (Cidadania) indica auxílio para famílias sem nenhum grau de renda familiar: a ideia é oferecer cartão com valor para compras, disponível apenas nos comércios da cidade. Assim, o benefício social ajudaria a girar a economia de Paulínia.
Tiguila ressalta que a iniciativa seria por prazo determinado: durante seis meses ou até que alguém da família consiga emprego. Ele também pede fiscalização e melhorias no PAS (Programa de Ação Social), para garantir ajuda somente a quem precisa.
Outra proposta é isenção da cobrança de água e esgoto às famílias que moram junto de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele sugere ainda o Programa Energia Azul, que disponibiliza desconto de até 65% na conta de energia elétrica.
Além disso, Tiguila Paes propõe padronizar e identificar os ônibus escolares (hoje, os veículos são de diversas cores) e pede manutenção em todos os veículos de transporte público.
O vereador ainda pergunta à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado) quais as providências sobre os focos de poluição em Paulínia. Segundo ele, há um limite máximo de poluentes permitido por lei em suspensão na atmosfera e quando a quantidade é ultrapassada, o ar passa a ser inadequado para se respirar.
A proposta está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Imagem: Governo Federal
Texto: Felipe Luchete e Lara Santana (Estagiária)