Troca de materiais recicláveis por alimentos é proposta de José Soares

O vereador José Soares (Republicanos) solicita programa “Troca Sustentável”, que promove a troca de recicláveis por frutas, verduras e legumes. O objetivo é incentivar a coleta de materiais que podem passar por reciclagem, reduzindo lixo no meio ambiente e nas ruas da cidade.

Ele sugere ações semelhantes às de Amparo, onde os munícipes podem trocar 3kg de objetos recicláveis por 2kg de alimentos: os moradores depositam o lixo em um caminhão de apoio que passa nos bairros e recebem a comida. O vereador também ressalta que qualquer pessoa pode participar do projeto, basta fazer cadastro.

José Soares ainda propõe aplicativo de consulta de medicamentos disponíveis nas farmácias municipais. Hoje as informações só são disponibilizadas presencialmente. Além disso, questiona a falta do medicamento cloridrato de bupropiona na rede pública de saúde.

O vereador indica climatizadores evaporativos de ar nos ginásios de esportes de Paulínia e solicita limpeza e dedetização nos bairros contra animais peçonhentos.

A proposta está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Texto: Lara Santana (Estagiária)