Valadão discute com Artesp soluções para desafogar acesso ao João Aranha

O presidente da Câmara, vereador Fábio Valadão (PL), recebeu nesta segunda-feira (26/4) o secretário executivo da Artesp (Agência de Transportes de Estado), Caio Miranda. Durante o encontro, foram discutidas alternativas para motoristas chegarem à região do João Aranha sem passar pelo centro da cidade.

Valadão sugeriu duas possibilidades: uma delas é isentar valor do pedágio na rodovia Prof. Zeferino Vaz (próxima à refinaria de Paulínia) aos veículos emplacados no município, para que moradores possam fazer o retorno na via sem custo.

A segunda opção apresentada é uma nova alça de acesso no viaduto Chamas do Progresso, no km 129 da rodovia, criando retorno antes do pedágio. Também poderia ser invertido o sentido do tráfego: enquanto atualmente o viaduto é usado por veículos que deixam o bairro Cascata em direção à Zeferino Vaz, o vereador entende que o fluxo poderia ser alterado para o sentido oposto.

Participaram da reunião também o diretor-geral da Câmara de Paulínia, Emmanuel Pinareli, e os advogados Fernando Souza e Peterson Ruan.

As alterações propostas foram recebidas pelos representantes da Artesp, que ficaram de analisar e dar um parecer técnico o mais breve possível. “Há muito tempo luto para melhorar o acesso a região do João Aranha e para cidade ter um retorno antes do pedágio. Seria um ganho enorme para cidade, enquanto aguardamos a conclusão da sonhada “Ponte do rio Atibaia” diz Valadão.

A medida ampliaria acesso a vários bairros, como Bela Vista, Ouro Negro, Jequetibá I e II, Jardim Planalto, Jardim Leonor I e II, São José I e II, Jardim Amélia, Marieta Dian, Saltinho, Vida Nova, Residencial Pazetti, Cascata, Parque das Árvores, São Domingos, Vila Nunes, Patropi, Jardim Olinda e Alto dos Pinheiros.

Texto: Graziela Fávaro
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia