Valadão mantém postura e defende direitos iguais entre munícipes

img 3580 20140507 1883936033

Valadão mantém postura e defende direitos iguais entre munícipes

Vereador do Pros votou contra a diferenciação de critérios entre os interessados na casa própria; segunda Votação do PL Prioritário de Habitação foi aprovado pela maioria dos edis

img 3580 20140507 1883936033A noite desta terça-feira (2) mais uma vez foi marcada pela polêmica em Paulínia. O Programa Especial Prioritário de Habitação 37/14, do Executivo, que destina casas do 3º módulo do Residencial Pazetti a famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica foi aprovado pela maioria dos vereadores. “Sabemos que todos os munícipes têm o direito à moradia, porém, não sou favorável por acreditar que o projeto fere o princípio de isonomia, ou seja, trata os munícipes de forma diferenciada, favorecendo apenas alguns. A polêmica começou há quase um ano e desde o início me coloquei favorável aos direitos iguais da população”, explica o vereador Fábio Valadão (PRTB).

Mesmo aprovado em segunda discussão pela Câmara, o vereador paulinense acredita que o caso não está totalmente resolvido. “Creio que a questão ainda vai parar nos tribunais”. Acompanharam na votação os edis Edilsinho (PSDB), Angela Duarte (PRTB), Dr. João Mota (PV) e Danilo Barros (PCdoB). Tiguila Paes (PPS) e Gustavo Yatecola (PTdoB) faltaram à sessão tumultuada.

Famílias que aguardavam a aprovação, precisaram ceder 80 lugares para os primeiros moradores do Residencial Pazetti que conseguiram liminar na justiça para terem o direito de assistir à 16º sessão ordinária. Como o plenário é ocupado por ordem de chegada, muitos interessados passaram a noite em frente à Câmara para garantirem lugar.

“Infelizmente foi colocado povo contra povo e o povo contra o Legislativo”, lamentou Valadão.

Entenda o caso

Há um ano representante do Executivo prometeu unidades do 3º módulo do Residencial Pazetti a moradores que vivem em situação precária na cidade, entre eles, os de ocupações do Acampamento Menezes e Santa Terezinha, sem os mesmos critérios e cobrança de taxas impostas aos primeiros compradores, além de mensalidades muito inferiores. A partir daí os moradores do Pazetti tentavam impedir a aprovação do PL que fere o princípio de isonomia, por tratar de forma diferente os munícipes.

“Não sou contra a nenhum morador que luta pelo sonho de um lar digno, mas pautado em critérios técnicos, acredito que a Prefeitura deveria ter pensando no projeto de outra forma. Planejado de forma específica para cada necessidade”, reitera Valadão.

Indicações

O vereador ainda apresentou Indicação Nº 754 que sugere a utilização do prédio da Creche Júlio Perini e da creche recém-construída pela LSL Transportes para acolher alunos.

Reclamou do tempo de espera para atendimento no Hospital Municipal de Paulínia e lembrou que desde a exoneração do secretário de Saúde, em 18 de agosto, o posto está vago. “Para quem prometeu tantas melhorias na Saúde em tempo recorde, esse desleixo só mostra que não passou de promessa de campanha”, protesta o vereador.

Valadão ainda apresentou Requerimento relacionado ao trânsito, que pede informações ao Executivo sobre dados estatísticos e estudos sobre acidentes de trânsito e suas causas. O Nº 332 requer informações sobre arrecadação com cobranças de multas e demonstrativos da aplicação destes recursos

A concessão de bolsas de estudo e transporte escolar também moveram o vereador a apresentar Requerimento.

Reconhecimento

Ainda foram aprovados Projetos de Decreto do Legislativo que concedem títulos a dois moradores ilustres de Paulínia. O Nº 11/14 dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Emérito ao Senhor José Santo Jesus Fiorini e o Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares à Senhora Angelina Pires Guimarães.

As personalidades foram escolhidas pelo que representam e como contribuíram à história de Paulínia. A iniciativa foi parabenizada por vários vereadores e aprovada por unanimidade.

Valadão ainda apresentou Requerimento de Pesar pelo falecimento de Julia P. Zorzetto.

Fonte: Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Fábio Valadão

Foto:  Claudia Arantes