Valadão pede criação de banco de alimentos para combate a fome de famílias carentes

11 03 valadão

11 03 valadão

Pensando na necessidade extrema de algumas famílias paulinenses o vereador Fábio Valadão apresentou a Indicação Nº 133/16 que sugere ao Executivo a criação de um banco de alimentos que funciona evitando o desperdício para alimentar quem tem pouco. “É muito triste imaginar o quanto joga-se fora enquanto pessoas ainda necessitam do básico para sobreviver”, lamentou Valadão durante a 4ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Paulínia.

Os bancos de alimentos – que funcionam em várias cidades com apoio de centrais de abastecimento – tem o objetivo de minimizar os efeitos da fome ao combater o desperdício de alimentos, permitindo que mais pessoas tenham acesso a alimentos básicos e de qualidade e em quantidade suficiente para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercializações, perfeitos para o consumo. O banco assume a responsabilidade dos produtos doados e presta contas ao doador sobre o destino dos mesmos.

Com isso ainda é resolvido outro grande problema: o acúmulo de lixo orgânico. “Trata-se de uma ideia sustentável em diversos aspectos, evolvendo questões de responsabilidade ambiental, social, econômica e nutricional”, consta justificativa do documento oficial. Dentro da Indicação, Valadão pontua etapas e procedimentos como:

• Identificar e avaliar entidades, associações e organizações sociais que fazem algum tipo de atendimento alimentar às pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade social;
  • Realizar campanhas regulares de conscientização da sociedade sobre a urgência do combate à fome e os benefícios coletivos da eliminação dos desperdícios e do respeito às normas sanitárias no uso de alimentos, assim como cursos específicos de capacitação para os responsáveis pelos serviços alimentares das entidades beneficiárias;
  • Manter contato e troca de experiências com objetivo e método semelhantes do Brasil e do exterior, Divulgar amplamente a experiência do Banco Municipal de Alimentos estimulando outros municípios a adotarem iniciativas semelhantes.

Infelizmente ainda existem pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar no nosso Município. A ideia é reaproveitar alimentos, diminuindo o desperdício e o sofrimento de famílias inteiras”, frisou Valadão.

Texto: ASCOM Ver. Fábio valadão

Edição: ASCOM CMP