Valadão pede reabertura imediata da creche Felipe Macedo de Barros
Vereador foi procurado por mães de alunos que foram espalhados pela rede após fechamento da “creche das cobras”
A luta pelos direitos à Educação deu o tom à oitava sessão ordinária da Câmara de Paulínia, desta terça-feira (6). Fábio Valadão (PRTB) fez questão de usar a tribuna para mostrar apoio às dezenas de mães que protestam contra o fechamento da Creche Felipe Macedo de Barros, em fevereiro, após o aparecimento de cobras nos brinquedos das crianças.
Vestidas de verde (simbolizando esperança) as mães acompanharam a sessão e ouviram o vereador falar sobre o que considera mais um desmando da Administração. Elas pedem a reabertura da escola, que funcionava no Bairro Santa Terezinha, em outro prédio. Profissionais e crianças foram remanejados para outras unidades às pressas.
Além da readaptação, muitos reclamaram da superlotação das classes, da falta de material pedagógico, funcionários e da estrutura adaptada para receber os novos alunos. Apenas uma das turmas permaneceu unida.
“Fui procurado pela comissão de mães que tentava falar com a secretaria de Educação desde o fechamento da creche. Tivemos uma reunião e ficou decidido a reabertura da escola. Acredito em dias melhores e espero que tudo se resolva o quanto antes”, reitera Valadão.
No final de abril os pais dos alunos sugeriram prédios públicos que consideram adequados para receber a creche até que haja uma solução definitiva. Entre os espaços estão a sede do Caco, antiga Prefeitura Municipal e Espaço de Dança, que funcionava no Complexo RodoShopping, mas a proposta não foi aceita pela secretária de Educação Rita Lanza.
A creche contava com 50 funcionários e atendia 114 alunos. Quase 100% dos pais e colaboradores assinaram um abaixo assinado pedindo o retorno da escola. O documento foi apresentado durante a sessão. Eles também se propuseram a assinarem juntos representação no Ministério Público.
“Alunos e profissionais foram pulverizados pela rede. Os demais locais não oferecem estrutura física adequada, nem pedagógica. Os funcionários estão trabalhando no limite”, protesta Valadão.
Elaine Miguel Martinazzo é uma das mães que protestam. Ela conta que foi pega de surpresa com o fechamento da escola onde a filha de três anos estudava. “A creche apresentava problemas e do dia para noite minha filha teve que ir para outra escola, sem conhecer ninguém. Até hoje ela estranha. Nossa luta é que a Prefeitura encontre um local apropriado o mais rápido possível”, pede.
Valadão continua envolvido com visitações nas creches até o final de maio. “Encontro as unidades em situação delicada e cruel”, desabafa o vereador.
Quinzena complicada
Ainda durante o discurso em tribuna, Valadão protestou contra acontecimentos dos últimos quinze dias. Entre eles, o vandalismo que marcou o primeiro “rolezinho” de Paulínia, no domingo (4). “Entendo que os jovens estão sem nenhuma opção de entretenimento e queiram se divertir, mas lamento o fato de o evento ter fugido do controle, principalmente porque temos condições de evitar esse tipo de problema” explicou.
Criticando a falta de lazer dos jovens, ele também falou de uma solicitação do Movimento dos skatistas de Paulínia, que ainda espera um espaço adequado para a prática do esporte. Em novembro o prefeito anunciou a construção do Parque Temático de Esportes Radicais, no Parque Brasil 500, que ainda não saiu do papel.
“Ainda houve o Campeonato Off Road que movimentou a cidade, mas não contou com nenhum apoio da Prefeitura”, completa.
Homicídios
Valadão lamentou o crime que chocou Paulínia neste final de semana. Quatro pessoas foram baleadas em um possível acerto de contas no Jardim Amélia. Três delas morreram neste domingo (4). A falta de segurança no mesmo bairro motivou a elaboração do Requerimento N° 137, apresentado na sessão do dia 22 de abril. “Os moradores se sentem abandonados e vivem com a sensação de insegurança permanente. Reconhecidamente, esses moradores precisam de um carinho especial e mais atenção do poder público”, analisou Valadão na ocasião.
Na última sessão, ele apresentou requerimentos semelhantes em prol dos bairros Jardim Europa, Parque da Figueira, Itapoan, Jequitibá I e II e João Aranha.
Fonte: Assessoria de imprensa do vereador Fábio Valadão