Vereador Danilo Barros pede a criação de um centro de readaptação e ensino de braile para deficientes visuais
Entre as indicações estão: Curso de Primeiros Socorros do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e folga aos servidores no dia do aniversário
Na segunda sessão ordinária, realizada no último dia 14, o jovem vereador Danilo Barros (PCdoB) apresentou três indicações voltadas às necessidades da população, em especial indicação voltada para os deficientes visuais.
O vereador Danilo Barros indicou ao Executivo a criação de um centro de readaptação no meio social e ensino de braile para deficientes visuais, demonstrando assim que está atento aos problemas que afligem uma parcela da população.
O Centro de Readaptação possibilitará o aprendizado à leitura, locomoção em ruas, casa e locais púbicos, uso de computador, contato com dinheiro e o ensino do braile.
Segundo dados do IBGE (2010) a falta de visão atinge mais de 35 milhões de pessoas. A cegueira ou perda total da visão, pode ser adquirida ou congênita. “As pessoas que perdem a visão sofrem diversos traumas, mas guardam memórias visuais e isso é útil para readaptação. A pessoa necessita de acompanhamento de profissionais que contribuam para seu desenvolvimento e inserção ao convívio social”, afirma Barros.
Em outra indicação o vereador sugere a implantação de Curso de Primeiros Socorros do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “É do conhecimento de todos nós que a falta de informação pode deixar de salvar pessoas em situações de emergência. É importante que o cidadão desde cedo seja informado de como se comportar numa situação inesperada. A escola é o ambiente propicio para os jovens aprenderem de forma correta os primeiros socorros e assim transmitir este conhecimento aos familiares”, enfatiza o vereador.
Danilo Barros mostra também que está ao lado do servidor público. Ele pede que os funcionários da prefeitura ganhem como presente do município folga no dia do seu aniversário.