Vereador Fábio Valadão entrega título de ‘Cidadão Paulinense’

Vereador Fábio Valadão entrega título de ‘Cidadão Paulinense’

DSC 0529Pedro Valdeci Salmazo e Pedro Rodrigues de Souza Neto foram homenageados com o título de ‘Cidadão Paulinense’ na noite de sexta-feira (12), durante sessão solene, realizada na Câmara Municipal. O reconhecimento foi motivado por sugestão do vereador Fábio Valadão (PRTB), em 2013 e aprovado por unanimidade pelos demais pares. O título é oferecido a quem não nasceu em Paulínia, mas que tenha se destacado e contribuído para o desenvolvimento da cidade. Amigos e familiares assistiram à sessão. Os vereadores Angela Duarte (PRTB) e Du Cazelato (PP) também participaram.

“Esse ato é um dos mais felizes, como vereador. Me orgulho por poder demonstrar um pouco do que Paulínia tem como gratidão a estes homens. Me pauto em pessoas com esse caráter e dignidade a cada dia de trabalho por Paulínia”, revelou Valadão.

Os homenageados assistiram a vídeos com a trajetória de cada um e momentos marcantes, ouviram seus familiares falarem na tribuna e receberam os títulos das mãos dos vereadores.

Pedro Rodrigues de Souza Neto, o popular Pedrinho do Dilo, teve destacada sua participação nos carnavais de Paulínia, principalmente por conta do Carro Maluco que descia a avenida nas festas, e foi reconhecido como responsável pela formação de belas amizades que duram até hoje. Como na época de seu nascimento, Paulínia ainda não era emancipada, foi registrado em Campinas, mas sua família há sete gerações vive na terra de José Paulino. Para agradecer à homenagem falou dos antepassados e se emocionou com suas conquistas. “Este título não é só meu. Aqui estão todos homenageados, os que se foram, os presentes e os que virão. Paullínia é minha cidade do coração e só saio daqui morto”, afirmou ao lado do neto Guilherme, que chamou à tribuna para representar os demais.

Pedro Salmazo, o Pedro do Cartório, também destacou o valor da família, e relembrou como conheceu Paulínia, há 20 anos. “Não foi por acaso que cheguei aqui. Encontrei na cidade o lugar perfeito para instalar minha família, que cresceu e é próspera nesse chão. A grande união não é apenas dos meus parentes, mas sim com toda a família paulinense. Este é um momento inesquecível e espero fazer jus ao título, que dá ainda mais responsabilidade a um apaixonado por Paulínia”, refletiu Salmazo.

Em comum ambos tiveram reconhecido o valor que dão à família. Pais de famílias excepcionais, condutas invejáveis, humildes, responsáveis, merecedores e éticos foram alguns dos adjetivos mais comuns aos dois.

Du Cazelatto falou da contribuição dos dois à cidade. “Que Deus continue dando vida e saúde a vocês para que continuem trabalhando por Paulínia e contribuindo com o desenvolvimento.”

“Eu é que me sinto honrada em poder homenagear esses homens que defendem e amam nossa cidade”, disse Angela Duarte. Ela ainda relembrou a proximidade com Pedro Souza Neto desde que era menina. “Você deixou seu nome na história de Paulínia e dos carnavais. Que saudade daquela época”, lembrou a vereadora.

Pedro Rodrigues de Souza Neto

Nasceu em Campinas, em 28 de março de 1954, filho de Azírio Rodrigues de Souza, mais conhecido como Dilo e de Clarice Dresdi. Empresário paulinense conquistou com muita luta e trabalho sua posição de destaque.

Popularmente conhecido como Pedrinho do Dilo estudou no grupo escolar na José Paulino e, quando jovem, se encontrava com os amigos na antiga “ferradura” de onde acompanhou o rápido desenvolvimento de Paulínia.

Passou grande parte da infância no sítio do avô paterno Pedro Dresdi, onde hoje é o bairro Jardim Fortaleza e começou a trabalhar aos oito anos de idade, lavando peças e ajudando na oficina mecânica Santa Luzia, que funcionava na garagem de casa, na Rua Maria das Dores Leal de Queiroz.

Atualmente dedica parte de seu tempo a outro empreendimento da família, a Lusa Locadora de Veículos, junto com os filhos Fábio e Tiago. A empresa administra frota de carros para grandes empresas de todo o território nacional, desde sua fundação em 1995.

É pai de Tiago e Fábio é avô coruja de três netos.

Pedro Valdeci Salmazo

Nasceu no dia 20 de junho de 1954, no Distrito de Ribeirão dos Santos, Comarca de Olímpia-SP, filho de Olímpio Salmazo e Alvarina Buzato Salmazo, o 9° do total de treze filhos.

Pedrinho do Cartório como sempre foi conhecido começou a trabalhar cedo e iniciou sua carreira no segmento extrajudicial em 1970, quando aos 16 anos tornou-se auxiliar no Oficial de Registro Civil e Tabelião de Notas de Paranapuã, comarca de Jales-SP. Em 1974 foi habilitado como escrevente no Registro Civil e Tabelionato de Sousa, Campinas-SP.

Em 1976, aprovado em concurso público com apenas 22 anos – situação que lhe conferiu o título do mais jovem na história do Estado a assumir como titular uma Serventia – instalou o Cartório de Registro Civil e Tabelião de Notas na extinta Comarca de Cardoso.

EM 1994 após ser aprovado em quarto lugar no concurso público e escolheu Paulínia para trabalhar, assumindo o Cartório de Registro Civil e Tabelião de Notas. Durante esses anos chegou a ser aprovado em outros concursos, mas não quis sair de Paulínia.

Pedro é casado há 37 anos com Francisca Torres Ramos Salmazo, pai de Leonardo, Renato e Gustavo e avô de seis netos.

Fonte: Assessoria de imprensa do vereador Fábio Valadão

Foto: Claudia Arantes