Vereador Luciano Ramalho indica a criação da Escola de Artes da Terceira Idade no município

O vereador Professor Luciano Ramalho (Progressistas) apontou, durante a 14º sessão ordinária (6/8), que o crescimento populacional da terceira idade em Paulínia é fato comprovado, tornando-se um desafio para os governantes, pois o envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, podendo trazer sofrimentos, doenças, desconforto familiar, isolamento pessoal, depressão, entre outros fatores.

Professor Luciano Ramalho (Progressistas)

Para isso, Luciano encaminhou ao Prefeito Municipal, a Indicação nº 833/2019, propondo a criação da Escola de Artes da Terceira Idade no município, que poderá atuar com os idosos no momento de suas vidas onde é cercado de ansiedade, medo e insegurança, que é a saída do mercado de trabalho.

De acordo com o vereador, a prática da arte mostra que é possível o resgate daquilo que o grupo da terceira idade tem como algo perdido e inalcançável. “A arte por meio de atividades como pintura, artesanato, dança, música, fotografia, entre outros, é uma forma de expressão do ser humano, de comunicação e de linguagem simbólica. É um produto da intuição e da observação, do inconsciente e do consciente, da emoção e do conhecimento, do talento e da criatividade”.

Luciano ressalta, ainda, que a arte como meio de motivação os levará ao resgate de valores culturais e sociais, bem como a autoestima. Pois o requisito fundamental para uma boa velhice é a preservação do potencial humano para o desenvolvimento do indivíduo, que pode ser estimulado e aprimorado.

Para Ramalho, mostrar como chegar a terceira idade, sendo valorizado e sem preconceitos, incluindo-os no meio social é nosso compromisso, para que se sintam novamente ativos, capazes de realizar algo agradável e produtivo, permitindo não viver apenas de lembranças, mas viver um presente cheio de perspectivas de uma vida melhor.

Ademir Inácio (MTB nº 28.228/SP)
Imagens: Câmara e Prefeitura de Paulínia