VEREADOR PROPÕE ALTA TECNOLOGIA PARA COMBATER A DENGUE EM PAULÍNIA
Modelo de drone utilizado para mapeamento de locais com água parada.
Dentro de seu mandato atuante, Gustavo Yatecola (PT do B) propõe também novas regras para o trabalho insalubre na prefeitura.
Visando o combate sem trégua ao mosquito Aedes aegypti o parlamentar recomendou através de Indicação legislativa, que dentro da lei e normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a prefeitura estude a utilização de drones para sobrevoar as áreas de difícil acesso e imóveis fechados, para a localização de água parada, criadouros do transmissor da dengue. Também solicitou a utilização de mosquitos transgênicos Aedes aegypti machos que ao fecundar as fêmeas não gera filhotes viáveis.
“Para o controle e a erradicação das doenças transmitidas por vetores se faz necessário pensar o problema de forma macro, devemos abster somente dos métodos usuais já conhecidos; é um processo que envolve planejamento, uso de novas tecnologias, dedicação dos agentes de saúde e conscientização da população”, explica o vereador.
Cabe, agora, à prefeitura a viabilização do uso dessas novas tecnologias em benefício da saúde pública local.
Com o mesmo entusiasmo na busca de soluções para os problemas da cidade o vereador quer que o município amplie direitos trabalhistas de seus servidores.
Na prática, ele pede que o governo municipal melhore os salários pagos aos que desempenham funções insalubres, ou seja, de risco para sua saúde, ao atender a população. O vereador reivindica que o acréscimo percentual pela insalubridade seja dado em consonância ao que é previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que delimita condições melhores do que as previstas na lei municipal que trata do tema.