Vereadores de Paulínia participam da entrega da nova UBS Centro

Os vereadores Zé Coco (PV), José Soares (PRB), Luciano Ramalho (PP), Xandynho Ferrari (PSD), Marquinho Fiorella (PSB), Manoel Filhos da Fruta (PCdoB), Marcelo D2 (PROS) e Tiguila Paes (PPS) participam na manhã desta quarta-feira (29/5), da entrega da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro.

Também presente, o prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loura (DC), representando a diretora do Departamento Regional de Saúde de Campinas, Marlene Risioli Lima, o secretário de Saúde, Luis Carlos Casarin, representantes do Conselho Municipal de Saúde, ex-vereadores, secretários municipais e a população em geral. Após a solenidade, a UBS já começou a funcionar.

Durante a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, Zé Coco (PV), ressaltou que saúde, educação e segurança pública são prioridades do atual governo, mas a área da saúde tem recebido uma tenção especial. “É com grande alegria que entregamos essa nova unidade, que irá desafogar a unidade do Centro e proporcionar mais qualidade de vida e atendimento aos usuários dessa região, uma UBS nova, com uma estrutura que a nossa população merece. Com certeza desenvolverá uma saúde digna, uma saúde de respeito, com as ações que estão sendo tomadas”, acrescenta Zé Coco.

O novo prédio da UBS Centro, localizada na região Central de Paulínia, faz parte do Programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, e recebeu investimento de R$ 3,4 milhões, incluindo a construção e novos equipamentos. O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal.

Já o vereador José Soares (PRB), garantiu ao prefeito que está junto com a administração em prol da população. “Graças a Deus por essa unidade aberta na nossa cidade. Falta bem pouco para a nossa saúde oferecer a qualidade que a nossa população almeja e merece”, destacou o vereador.

É uma UBS do tipo 2, que conta com 8 consultórios, sala de curativos, sala de vacinas, inalação, medicamentos, sala de atividades coletivas, área administrativa, sala de reuniões, entre outras, com capacidade para fazer até 280 atendimentos por dia. Procedimentos como consultas, vacinas, curativos e coletas de exames serão feitos no local. Aproximadamente 35 profissionais vão atuar no local e todos receberam treinamentos e qualificações sobre atendimentos humanizados.

O prédio possui 680 m² de área construída e está localizado num terreno de aproximadamente 2.200 m² de área. Por conta da abertura da nova UBS, moradores dos bairros Parque da Figueira, Santa Terezinha, Jardim Morumbi e Jardim América serão atendidos na unidade.

Segundo um dos coordenadores da unidade Alexandre Alcantara Torres, a nova UBS do Centro vai desafogar a antiga UBS do Centro, próximo ao hospital, já que muitos atendidos serão feitos no novo espaço. “Os moradores da região vão ser beneficiados com atendimentos mais rápidos”, explicou.

Localidade – A UBS fica na Rua Izolino Clemente Duarte, 158, no Jardim América, próximo ao Atacadista Assai.

Novas Unidades – Paulínia recebeu em abril a UBS Cooperlotes e a previsão de entrega da UBS Monte Alegre é para julho de 2019.

Ademir Inácio (MTB nº 28.228/SP)
Imagens: Câmara e Prefeitura de Paulínia