Vereadores jovens aprovam 32 propostas na 2ª Sessão Ordinária

A Câmara Jovem de Paulínia promoveu nesta quarta-feira (16/11) a 2ª Sessão Ordinária de 2022, com 32 propostas em pauta. Os vereadores discutiram temas como educação, sustentabilidade, drogas, trânsito, esporte e lazer.

Mais uma vez, eles aproveitaram a oportunidade para expor ideias no Plenário e demonstrar divergências de pontos de vista. Dos três projetos de lei votados, o mais polêmico sugere aulas sobre diversidade nas escolas municipais, com o objetivo de ensinar crianças e adolescentes a lidar com as diferenças.

De acordo com a autora, vereadora jovem Alana Amaral Ribeiro, a iniciativa ajudaria no respeito às pessoas com deficiência e doenças raras (incluindo autismo); pessoas de diferentes etnias, religiões e classes sociais, por exemplo, fortalecendo a autoestima e evitando situações de violência e bullying. Depois de muita discussão, a proposta teve 11 votos favoráveis, 3 contrários e 1 abstenção.

Outros dois projetos visam ampliar pontos para descartar lixo eletrônico em Paulínia, com coletores adequados tanto em condomínios residenciais como em comércios e espaços públicos municipais. O presidente da Câmara Jovem, Lucas de Oliveira Barros, e o vice-presidente, Winicius dos Santos Araújo, afirmam que poucos lugares fazem a coleta de equipamentos, pilhas, fios e baterias, entre outros itens sem uso.

Todos os participantes tiveram a oportunidade de conversar com o presidente da Casa, Fabio Valadão, sobre os desafios do Legislativo. Ele elogiou a desenvoltura dos jovens e destacou a importância do projeto para estimular a cidadania. Também acompanharam a sessão os vereadores José Soares, Messias Brito e Tiguila Paes.

ESCOLAS PARCEIRAS

Participam da Câmara Jovem: EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom; EMEFM Vitor Szczepanski e Souza Silva; EE Doutor Francisco de Araújo Mascarenhas; EE Padre José Narciso Vieira Ehrenberg; EE Núcleo Habitacional José Paulino Nogueira; EE Professora Adélia Cristina Borgato Gryszczenko e EMEF Professor Domingos De Araújo.

Ainda fazem parte os colégios Adventista de Paulínia; COC Paulínia; Metropolitan Paulinense e Pitágoras. As inscrições para a próxima legislatura devem ter início em março de 2023.

Texto: Felipe Luchete.