Vereadores jovens aprovam propostas para escolas e comunidade
A Câmara Municipal de Paulínia promoveu pela primeira vez, nesta segunda-feira (12/11), a sessão ordinária da Câmara Jovem de Paulínia, formada por 15 vereadores do ensino fundamental (8º e 9º anos). Eles apresentaram 18 indicações e aprovaram 3 requerimentos ao Executivo, além de duas moções.
Os participantes começaram tímidos, mas ao longo da primeira sessão passaram a aproveitar a oportunidade para expressar ideias, reclamar de problemas e defender melhorias tanto nas instituições ondem estudam como também em temas da comunidade, envolvendo bairros e toda a cidade.
Os temas foram variados: incluíram pedidos para criação de sala de informática na escola, instalação de ventiladores, troca de cortinas e construção de quadra, assim como mais ciclovias, instalação de comedouros para cães abandonados e projeto de alimentação noturna para moradores de rua. Várias propostas foram aplaudidas pelo público que acompanhou a sessão. Houve ainda homenagem aos bailarinos(as) e profissionais de Educação Física.
Todas as propostas aprovadas terão andamento real: vão passar pelas comissões da Câmara Municipal e ser debatidas pelos vereadores em sessão ordinária, com envio ao Executivo.
A ideia foi seguir as mesmas etapas e regras das sessões ordinárias da Câmara: os debates foram conduzidos por um presidente, o vereador mirim Kauãn Ignácio (EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom), que atuou ao lado dos demais membros da Mesa Diretora: o vice-presidente, Thiago Ryan da Silva (EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva), e o segundo secretário, Marcus Vinícius Simplicio Faria (EMEFM Ver. Angelo Corassa). Além dessas três instituições, participam estudantes da EE São José.
Os jovens foram eleitos no ano passado, quando teve início o projeto Pequeno e Jovem Cidadão. Eles participaram de votações nas escolas participantes e tomaram posse há um ano, em novembro de 2017. No início de 2019, serão eleitos os novos vereadores jovens. Todas as escolas da cidade, públicas ou privadas, estão convidadas a aderir.
O vereador Fábio Valadão (PRTB), autor do projeto, afirma que o objetivo é preparar alunos para o voto, permitir que vivenciem o papel do Legislativo e ainda contribuam com as demandas do município, inclusive com novos olhares. O presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Danilo Barros (PR), recebeu os jovens no gabinete, parabenizou os parlamentares “mirins” pela coragem e disse que a iniciativa ainda vai gerar muitos bons frutos para os paulinenses.
Também acompanharam a 1ª Sessão da Câmara Jovem os vereadores Fabia Ramalho (PMN), Loira (PSDC), Luiz da Farmácia (PP) e Tiguila Paes (PPS). Os debates foram transmitidos ao vivo e podem ser acompanhados na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=vRqOFMdf0C8