Vereadores mirins apresentam ao prefeito 44 propostas para a cidade

Representantes da Câmara Jovem de Paulínia apresentaram sugestões de melhorias para a cidade durante reunião nesta quarta-feira (12/12) com o prefeito Du Cazellato (PSDB). Os primeiros vereadores jovens do município encerraram oficialmente o mandato com a discussão de problemas e a entrega de um levantamento de todas as 44 propostas analisadas em três sessões: 1 projeto de lei, 33 indicações ao Executivo, 6 requerimentos e 4 moções.

Os adolescentes mostraram que levaram a sério a responsabilidade. As propostas são variadas e envolvem tanto demandas escolares, como construção de quadra, mudança na merenda e cortina na sala de aula, como assuntos mais abrangentes, incluindo pedidos para melhorar a iluminação pública, ampliar atividades de educação e lazer e estabelecer tempo máximo de espera para atendimento em hospitais.

Há ideias mais ousadas e abrangentes, como implantar ciclovias na cidade e instalar comedouros para animais em vias públicas.

Além do espaço para os jovens, o encontro desta quarta reuniu professores das escolas participantes, pais, servidores e os vereadores Danilo Barros (PR), presidente da Câmara Municipal; Fábio Valadão (PRTB); Fabia Ramalho (PMN); Edilsinho Rodrigues (PSDB); Flávio Xavier (DC); Manoel Filhos da Fruta (PCdoB) e Marquinho Fiorella (PSB).

Todos participaram com sugestões e comentários. O prefeito apontou quais projetos sugeridos já estão em andamento e disse que vai analisar as demandas que precisam de atenção ou envolvem detalhes mais complexos, como estudos e processo de licitação.

Trajetória
Valadão, que é autor do projeto Jovem Cidadão, explicou que o encontro com o prefeito fechou o ciclo do trabalho dos vereadores mirins. As atividades começaram em 2017, quando estudantes disputaram eleição em quatro escolas parceiras (E.E. São José, EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, EMEFM Vereador Ângelo Corassa Filho e EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva).

Os mais votados tomaram posse, escolheram a Mesa Diretora, acompanharam sessão com os vereadores, participaram de atividades sobre o papel do Legislativo e visitaram a Câmara de Paulínia e a Assembleia Legislativa do Estado. Depois, elaboraram propostas — com supervisão de setores técnicos da Câmara — e promoveram duas sessões ordinárias e uma extraordinária.

Em março de 2019, serão eleitos os novos vereadores jovens. Todas as escolas da cidade, públicas ou privadas, estão convidadas a aderir.

Leia todas as propostas aprovadas pela Câmara Jovem em 2018.