Vereadores participam da entrega de 628 bolsas de estudos

Cerca de duas mil pessoas, entre bolsistas contemplados, familiares, amigos, vereadores e secretários municipais prestigiaram a cerimônia de entrega de 628 Cartas de Contemplação das Bolsas de Estudo 2019 para paulinenses interessados em cursos superior e técnico de instituições particulares. O evento foi realizado na noite desta quarta-feira (26), que lotou o Espaço Premium Paulínia.

O projeto Bolsa Educação, iniciativa da Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Educação, compreende a concessão de benefício financeiro para estudantes de cursos técnicos e de graduação, em instituições de ensino médio e superior. Paulínia tem aproximadamente 2.500 estudantes beneficiados, contando os beneficiados em anos anteriores. O investimento anual para o programa é de R$ 30 milhões.

Das bolsas concedidas de acordo com as normativas, 461 são integrais (100%), 99 bolsas com cota de 65% e 38 bolsas com cota de 35% para cursos nível superior. Já entre para cursos técnicos, todos os 30 alunos que pleitearam o benefício receberam bolsa integral de 100%. No entanto, alguns alunos que pleitearam o benefício não conseguiram atender as exigências. Resultando no total de 628 bolsas nesta edição.

“Parabenizo o prefeito, pois Educação transforma realidades, esse projeto demonstra a responsabilidade da sua administração, parabenizo a iniciativa que trará excelentes resultados para o nosso Município, porque existem muitos jovens na cidade que estão à espera de uma oportunidade”, frisou Zé Coco.

O processo de avaliação demorou cinco meses e todos os pedidos de bolsas foram avaliados individualmente. Os cursos mais procurados são Direito, Administração, Psicologia e Medicina Veterinária para instituições de ensino de toda a região. Ao todo são disponibilizadas 700 bolsas para curso superior e 50 para curso técnico.

Durante a cerimônia estavam presentes o presidente da Câmara Municipal, Zé Coco (PV) e os vereadores Flávio Xavier (DC), João Mota (DC), José Soares (PRB), Luciano Ramalho (PP), Xandynho Ferrari (PSD), Marcelo D2 (PROS), Manoel Filhos da Fruta (PCdoB) e Nei da Van (PMN), além do prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loira (DC), a primeira dama Alessandra Cristina Ferreira, secretários municipais, familiares e amigos dos bolsistas.

Lei Municipal – O “Bolsa Educação” foi criado por lei municipal em 2010. Em 2015, a prefeitura aumentou para três os percentuais de concessão do benefício: integrais (100%) ou parciais (65% e 35%).

O benefício tem de ser renovado anualmente e pode financiar todos os anos de estudos dos alunos. Os alunos não podem receber outros benefícios e precisam estar cadastrados no PAS (Programa de Ação Social). Outros critérios compõem a concessão da bolsa.

A partir de 2020 todos os interessados poderão fazer cadastro e agendar hora de atendimento pelo site oficial da prefeitura www.paulinia.sp.gov.br.

GALERIA DE FOTOS