Visando acessibilidade Loira quer a instalação de piso tátil em prédios públicos

Muitos acidentes podem ter um final menos grave devido a existência de um pronto atendimento através dos primeiros socorros. Devido ao intenso trânsito de pessoas no Complexo Rodoshopping, o vereador e presidente da Câmara Antônio Miguel Ferrari, o Loira (DC) verificou a necessidade e importância de uma base de primeiro atendimento no local, a fim de se evitar maiores danos e gravidade.

De acordo com a Indicação 915/2020 ele solicita a implantação de um posto de primeiros socorros no local, uma medida simples que não geraria custo elevado a prefeitura e daria mais segurança no caso de algum passageiro passar mal no terminal rodoviário, possibilitando a prestação de um primeiro atendimento emergencial e caso necessário, o encaminhando à um hospital.

Na Indicação 914/2020 Loira sugere que sejam instalados piso tátil em todos os órgãos públicos. A medida tem por objetivo demarcar obstáculos em áreas públicas e a localização de faixas de pedestres, visando a acessibilidade das pessoas com deficiências visuais no município. O principal objetivo dessa propositura é permitir a inclusão social, para que esse público consiga perceber obstáculos e assim tenham uma melhor condição de vida.

A criação e manutenção de hortas comunitárias e compostagem em áreas públicas sem uso pelo município é a Indicação 916/2020 de Loira. Esses locais seriam implementados em terrenos ou espaços vagos, de preferência planos, onde necessariamente incida luz solar e seja de fácil acesso para o cultivo de hortaliças. Por sua vez, a prática da compostagem auxilia no recolhimento e separação de resíduos orgânicos para a produção de adubos a serem usados no plantio dos vegetais da horta.

Já na Indicação 917/2020 o parlamentar propõe substituir o kit de materiais escolares distribuídos pela Prefeitura por um cartão com valor pré-estabelecido (baseado na necessidade de cada série), para que os alunos possam adquirir os materiais em lojas cadastradas da cidade, movimentando, assim, a economia comércio local, principalmente pequenos comércios de papelaria e bazar, o que fortaleceria o mesmo e também gerando novos postos de trabalho, nem que sejam temporários.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Câmara Municipal de São José dos Campos – SP/