Xandynho Ferrari (PSD) quer lei municipal para diminuir o desperdício de alimentos

“Supermercados, Mercadinhos, Açougues, Distribuidoras e Panificadoras podem doar alimentos perecíveis não vendidos, mas ainda consumíveis, às organizações de assistência a população carente”, diz o artigo 1º do projeto de lei municipal que o vereador Fábio Alexandre Ferrari, o Xandynho Ferrari (PSD), sugeriu ao Chefe do Poder Executivo Municipal, por meio da Indicação 139/2019,  de 21 de fevereiro.

Ao justificar a necessidade de Paulínia reduzir o desperdício de alimentos, por meio de lei própria, o parlamentar citou levantamento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). “Segundo a Organização de Alimentos e Agricultura da ONU, um terço dos alimentos produzidos no mundo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas, no valor de U$ 750 bilhões, vai parar no lixo a cada ano, causando enorme prejuízo financeiro, social e ambiental”, disse.

Pela proposta, em vez de jogarem no lixo, estabelecimentos comerciais poderão doar alimentos perecíveis não vendidos, mas consumíveis, para entidades assistenciais do município. A sugestão já foi encaminhada para avaliação do governo municipal, que decidirá se envia ou não o projeto de lei à Câmara de Vereadores.

Iluminação e lombadas

Xandynho (PSD) reivindica manutenção na iluminação da ciclovia que começa na Avenida Paulista, segue pela Avenida Fausto Pietrobom e termina na Avenida João Aranha (Indicação 137/2019). Segundo ele, muitas pessoas que utilizam o local para caminhadas e outras atividades físicas, no período noturno, reclamam da iluminação precária.

Para coibir a alta velocidade na Estrada Municipal PLN 232, no bairro Marieta Dian, o parlamentar pede para a Prefeitura colocar lombadas em toda a extensão da via pública (Indicação 138/2019). “Munícipes daquela região têm reclamado constantemente e pedido providências do poder público municipal”, afirmou.  Essas reivindicações foram encaminhadas para providências dos respectivos setores públicos responsáveis.

Acompanhe andamento das propostas

Texto: Mizael Marcelly (MTb nº 40.914/SP)
Foto: Reprodução/Internet