YATECOLA COBRA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES

Vereador Gustavo Yatecola Reivindicações Professores 3

YATECOLA COBRA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES

O Vereador Gustavo Yatecola (PT do B), em seu trabalho pela valorização dos professores da rede municipal de ensino, trouxe à luz a correção salarial, que estaria defasada em relação às outras categorias. Cerca de 200 professores compareceram na última sessão da Câmara para acompanhar o debate.

Em sua indicação nº 429/2015, o vereador aponta a importância da educação na construção de uma sociedade mais igualitária, em que mais cidadãos possam participar ativamente da vida democrática. Também destacou que valorizar os profissionais da educação é estratégico para que outras metas sejam atingidas.

Para Yatecola, o sistema de proporcionalidade do abono salarial desfavorece os professores. Por esta regra, é repassado integralmente o abono ao funcionário com carga horária de 40 horas semanais, caso contrário, é utilizada a proporcionalidade. Esta medida não leva em consideração as características próprias do trabalho pedagógico, que despende grande tempo em correção de provas e trabalhos, planejamento das aulas, pesquisas e leituras. Este tempo não é computado como horário de trabalho.

O Vereador também pede para equiparar pelo maior valor de hora-aula os salários dos professores que atuam em todos os níveis já que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação não faz distinção entre os níveis.

Meio Ambiente

Em face das inúmeras reclamações de mau cheiro em diversos pontos da cidade, Gustavo Yatecola pede através do requerimento nº 347/2015 que a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informe sobre as providências que tem tomado a respeito da poluição do ar em Paulínia.

Castração Animal

Preocupado com o crescimento populacional de animais de rua, Yatecola, através da Indicação nº 431/2015, indica ao Executivo a criação de um programa de castração de cães e gatos.

Para o Vereador, é importante fazer o controle populacional porque, além do bem-estar do animal, também beneficia os munícipes, já que cães e gatos podem ser vetor de graves doenças.