Atendimento 24h em UPA é proposta de Zé Coco para regiões da cidade

O vereador Zé Coco (PSB) sugere a implantação de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) com funcionamento 24 horas nos bairros Betel, Parque da Represa e Cooperlotes. Segundo ele, a medida é importante porque hoje só o pronto-socorro do Hospital Municipal, na região central, oferece atendimento durante a noite e a madrugada.

“A descentralização deste serviço facilitaria o acesso da população e o tempo de espera seria com certeza minimizado”, diz a Indicação 454/2021. Zé Coco também aponta que as UPAs poderiam funcionar dentro de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já existentes nessas localidades.

Outra proposta na área de saúde é que o governo municipal promova em Paulínia testes de medula óssea, em parceria com a Unicamp. Na avaliação do vereador, a iniciativa iria estimular a coleta e o cadastro de moradores e ampliar o registro de interessados em doar, caso seja encontrada uma pessoa compatível.

“O transplante de medula é um tratamento que pode beneficiar diversas doenças em diferentes estágios, como leucemias, linfomas, anemias graves, hemoglobinopatias, imunodeficiências congênitas, erros inatos de metabolismo, mioma múltiplo e doenças autoimunes”, descreve a Indicação 450/2021.

Zé Coco ainda solicita campanha para doação de ração aos animais de famílias em estado de vulnerabilidade; redutor de velocidade na avenida João Aranha; prolongamento da avenida Atenas, com melhorias na iluminação; e mais horários da linha de ônibus que atende o bairro Betel, além de mudança do trajeto para atender usuários da avenida Constante Pavan.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Prefeitura de Caxias do Sul