Zé Coco faz indicação solicitando a atualização das normas de funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses

dsc 6252 20141229 1887883268

dsc 6252 20141229 1887883268O vereador Zé Coco (PV) apresentou na última sesão ordinária do ano, realizada no dia 23, uma indicação em que solicita a Executivo  a atualização das normas de funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em consonância com as mais recentes adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a propositura o Centro de Controle de Zoonoses  são unidades de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses (como raiva e o calazas, além da dengue e doença de chagas), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica.

Os CCZ  desempenham suas funções através do controle de populações de animais sinantrópicos. Essa ação é baseada em trabalhos educativos, procurando esclarecer e contar com a colaboração e participação de toda a sociedade, complementada por ações legais e fiscais.

Os CCZ elaboram e organizam constantemente programas de treinamento, estágios, atualização e intercâmbio entre os profissionais que atuam nesta área específica.

“Hoje, o Centro de Controle de Zoonoses Municipal não recolhe os cães e gatos para matança indiscriminada. A captura é feita apenas em espaços públicos, ou quando o animal é bravo, oferecendo risco à população ou ainda, quando encontra se em estado clínico terminal. Outra questão relevante é o não recolhimento de animais comunitários, aqueles adotados por um grupo de pessoas, já que eles recebem alimentação e cuidados por parte delas. Já sobre a eutanásia, ela é feita apenas com a autorização do proprietário e sob o laudo técnico e avaliação de um veterinário”, explica o vereador.

Para Zé Coco é necessário que administração faça a readequação e atualização das normas de funcionamento do CCZ de acordo com a Portaria N° 1.138, de 23 de Maio de 2014, de autoria do Ministério da Saúde que define as ações e os serviços de saúde, voltados para a vigilância, prevenção e controle de zoonoses e acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública.

Foto: Claudia Arantes