Zé Coco propõe serviço para Paulínia verificar mortes registradas como naturais

Quando pessoas morrem de causas naturais fora de hospitais, investigar cada caso de forma clínica pode oferecer informações para a cidade desenvolver políticas na área de saúde e controlar eventuais doenças contagiosas. É o que afirma o vereador Zé Coco (PV) em proposta apresentada em dezembro de 2018 à Prefeitura de Paulínia, para a criação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

Essa iniciativa, segundo a Indicação 1.137/2018, ofereceria exames depois da morte para entender o que de fato ocorreu. Enquanto o Instituto Médico Legal cuida apenas das situações violentas ou acidentais, o SVO forneceria informações para os gestores de saúde controlarem e combaterem as principais doenças que ameaçam a população.

Zé Coco ressalta que, na região, o serviço só existe em Campinas, gerando transtornos e desconfortos para os cidadãos justamente num momento de abalo, quando morre uma pessoa querida. Por isso, ele pede a instalação de uma unidade em Paulínia.

Acompanhe o andamento da proposta.