Zé Coco (PV) solicita recadastramento da rede básica de saúde e emissão do Cartão SUS nos bairros

Com uma população de aproximadamente 105 mil habitantes, Paulínia tem, no mínimo, o dobro de pessoas cadastradas como usuárias das unidades da rede básica de saúde, como, por exemplo, a UBS São José (foto acima), segundo informações da própria Prefeitura Municipal. São pessoas que buscam atendimento nas unidades básicas, hospital e pronto socorro da cidade. O prazo do Ministério da Saúde para implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na rede de Atenção Básica do país terminou em dezembro de 2016, mas, até hoje, muitos municípios ainda não conseguiram se livrar da papelada – Paulínia é um deles.

Na sessão de terça-feira (26), o presidente em exercício da Câmara, José Carlos Coco da Silva, o Zé Coco (PV), propôs o programa “Saúde é o que importa” (Indicação 159/2019), voltado para emissão do Cartão SUS e orientações ao cidadão sobre câncer de colo e de mama, alimentação saudável, prevenção à dengue e glicemia, bem como a realização de testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV (AIDS), entre outras ações. Uma vez por ano e nos bairros, o programa, se implantado pelo município, ainda realizará o recadastramento dos usuários da rede básica municipal. A proposta já foi encaminhada para análise e providências do atual governo da cidade.

Medula óssea
Uma parceria do município de Paulínia com a Unicamp, para testes de compatibilidade de doadores de medula do município, é proposta por Zé Coco (PV) na Indicação 162/2019“Considerando que nosso município ainda não dispõe de hemocentro habilitado para tal atividade, estou solicitando essa tão importante parceria”, comentou o vereador.

Mototáxi e motofrete
O parlamentar anexou à Indicação 163/2019 projeto de lei para regulamentação dos serviços de transporte de passageiros e entrega de encomendas por motocicletas na cidade. “Esse serviços são de interesse público local e precisam ser regulamentados”, argumentou.

Praça e Museu
Zé Coco (PV) solicitou revitalização da Praça “Antonio Bonifácio”, no Presidente Médici (Indicação 160/2019), e do Museu Municipal Bortolo José Ferro, no centro da cidade. “Inaugurado no ano de 1978, para preservar e reunir a memória dos imigrantes, o Museu Municipal, hoje instalado em prédio declarado Patrimônio Histórico do Município, sofre com a necessidade de reforma, revitalização e adequação”, diz o texto da Indicação 161/2019.

Acompanhe andamento das propostas

Texto: Mizael Marcelly (MTb nº 40.914/SP)
Foto: Reprodução/Internet